25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Estatística - 16/11/2023, 08:07 - João Grassi- Atualizado em 16/11/2023, 16:32

Números de Ceni levariam o Bahia a melhor campanha nos pontos corridos

Com aproveitamento do atual técnico, Tricolor estaria disputando vaga na Copa Sul-Americana

Técnico Rogério Ceni comandando treino
Técnico Rogério Ceni comandando treino |  Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Com uma campanha abaixo do esperado desde o início do Campeonato Brasileiro, o Bahia vive situação difícil e no momento já tem um aproveitamento na competição que o levaria ao rebaixamento.

Com dois jogos disputados a menos que o Cruzeiro, primeiro time que aparece no Z-4, o Esquadrão soma 38 pontos em 34 partidas, um aproveitamento de 37,26%, que já é mais baixo que os 38,55% da Raposa, campanha construída em 32 compromissos na Série A.

Muito da má campanha do Bahia se deve ao número de pontos conquistados no primeiro turno, quando o time fez apenas 18 pontos nos 19 primeiros jogos, uma aproveitamento de 31,58%.

Porém, o que mais chama atenção é a melhora na campanha do Tricolor da 23ª rodada em diante, após o pedido de demissão e saída do técnico Renato Paiva. Treinador do Bahia durante todo o primeiro turno e nos três primeiros jogos do returno, o português somou apenas 22 pontos em 22 rodadas, com 33,34% de aproveitamento.

Da 23ª rodada para frente, o Bahia passou a ser comandado por Rogério Ceni e teve grande crescimento no campeonato. Com um estilo mais conservador e mais focado nos resultados, Ceni conquistou 16 dos 36 pontos que disputou como técnico do Esquadrão, um aproveitamento de 44,45%.

O que seria do Bahia

Olhando para a tabela do Brasileirão, a equipe que mais se aproxima desse aproveitamento é o Fortaleza, 12º colocado com 43 pontos. Se tivesse a campanha que tem com Ceni desde o início da competição, hoje o Bahia seria o 12º melhor time do campeonato em pontos perdidos, já que algumas equipes têm jogos atrasados.

Logo, com Rogério Ceni, o Bahia tem uma campanha superior em mais de 11% em comparação a Paiva. Com os números do atual técnico, o Tricolor terminaria o campeonato com cerca de 51 pontos, o que seria a melhor campanha do clube na história dos pontos corridos.

Já com Paiva, por outro lado, a campanha era proporcional aos 38 pontos, o segundo pior aproveitamento do Bahia na história dos pontos corridos.

Mesmo ainda restando quatro rodadas do Brasileirão, matematicamente já não é possível que Rogério Ceni tenha um aproveitamento pior que o de Renato Paiva. Para igualar esses números proporcionalmente, o Bahia teria que perder nas quatro últimas rodadas. O Tricolor tem ainda pela frente Corinthians (F), São Paulo (C), América-MG (F) e Atlético-MG (C).

exclamção leia também