Para a felicidade do torcedor tricolor, o Esporte Clube Bahia anunciou na noite desta quarta-feira (6), por meio de um comunicado oficial, que o técnico Renato Paiva não faz mais parte do Esquadrão. A decisão partiu do português, que apresentou o pedido de demissão à diretoria do clube baiano.
O técnico, que chegou ao clube em dezembro de 2022, irritou a torcida e caiu na desconfiança com grandes derrotas, como foi o caso do 3 a 0 contra o Fortaleza, e o 6 a 0 para o Sport. O amor não durou muito, e logo depois o portuga virou alvo da torcida, por uma sequência de resultados negativos, que levaram o time a uma situação delicada na tabela.
Paiva deixa o Esquadrão com pouco menos de 49% de aproveitamento em 49 jogos, com 19 triunfos, 15 empates e 15 derrotas. Ao seu comando, o time conquistou apenas um título, o do Campeonato Baiano 2023. Apesar disso, o time emplacava uma sequência negativa, apresentando um péssimo desempenho, que era considerado apenas uma 'má fase', por Paiva e dirigentes.
Com uma decepcionante campanha, o Bahia foi eliminado ainda na primeira fase, da Copa do Nordeste, o que dificultou ainda mais a relação da torcida com o Paiva, que protestava frequentemente pela saída do técnico. Relutantes, a diretoria confiava no trabalho do português, e o manteve sob o comando da equipe baiana, o que custou bem caro para o Bahia.
Renato Paiva renunciou ao cargo, deixando o time na beira da degola. O Bahia luta para se manter na Série A do Brasileirão com 22 pontos em 22 jogos, tendo o segundo pior aproveitamento da história do clube na era dos pontos corridos. Com a saída do português, quem comandará a equipe temporariamente, será o treinador da equipe sub-20, Rogério Ferreira.