
O torcedor baiano já pode se preparar para mudanças importantes a partir de 2026. O Baianão, que antes tinha 13 datas, terá só 11. A ideia é reduzir a maratona dos clubes da Série A, como a dupla Ba-Vi, e dar mais espaço no calendário para os times do interior. E por falar em Série A, o Brasileirão vai começar em 28 de janeiro, mesmo período em que os estaduais ainda estarão em andamento.
Leia Também:
A tradicional Copa do Nordeste também vai ganhar cara nova. O torneio passará a ter 20 clubes, divididos em quatro grupos de cinco. Mas existe um detalhe crucial é que times classificados para competições da Conmebol, como Libertadores e Sul-Americana, não poderão disputar os regionais.
Ou seja, se o Bahia pegar uma vaga para um torneio internacional, deve ficar de fora da Lampions League, mesmo como atual campeão do torneio.

Além do Nordestão diferenciado, o novo calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgado nesta quarta (1º), ganhará novas peças. A Copa Verde será dividida em duas edições: Copa Norte e Copa Centro-Oeste. Já a novidade fica por conta da Copa Sul-Sudeste, que vai rolar com 12 clubes dessas regiões, menos os que estiverem em competições continentais.
Copa do Brasil
A Copa do Brasil, por sua vez, vai mudar de formato: além de aumentar o número de participantes (de 92 para 126), a decisão será em jogo único, em sede definida pela CBF, na pegada das finais de Champions League.
Mais chances para os pequenos
A Série C será expandida gradualmente até 2028, quando terá 28 times. A Série D, por sua vez, já vai saltar de 64 para 96 equipes em 2026, garantindo calendário cheio para centenas de clubes que antes ficavam meses sem jogar.