26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Pode dar pra trás - 05/03/2024, 11:34 - Lincoln Oriaj | Portal A TARDE e Da Redação - Atualizado em 05/03/2024, 13:49

No pó da rabiola, Itabuna pode largar Série D e ceder vaga para outro

Dragão do Sul foi rebaixado no Campeonato Baiano e vive momento instável

Dragão do Sul vive crise após rebaixamento no Baianão
Dragão do Sul vive crise após rebaixamento no Baianão |  Foto: Divulgação/Itabuna

Após a grande campanha de retorno à Primeira Divisão do Campeonato Baiano de 2023, o Itabuna não repetiu os feitos na atual temporada e entrou numa forte crise. Humilhado pelo Nova Iguaçu na Copa do Brasil e rebaixado no estadual, o Dragão pode ainda desistir de participar da Série D do Campeonato Brasileiro.

A classificação para esta edição da Quarta Divisão foi conquistada justamente com a histórica terceira colocação no Campeonato Baiano. O problema é que sem garantias de patrocínio e com altos custos de logística, o Itabuna pode não reunir condições de disputar a competição nacional.

“Se for possível a participação, depende do patrocínio da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), que foi prometido aos quatros cantos… Não sei nem se legalmente há a possibilidade de desistência, mas sem patrocínio, a gente tem que jogar fora com custo muito elevado, então tem que ter o patrocínio”, disse Ricardo Xavier, diretor de futebol do Itabuna, ao programa Conexão Morena, da rádio Morena FM.

Apesar de ter reconhecido a má montagem do elenco para 2024, o dirigente jogou a maior parte da culpa nos jogadores do Dragão. Para ele, quem estava "dentro de campo" foi responsável pela queda.

“É preciso reformular o plantel, não tem jeito. Se o plantel que rebaixou o time… Nós erramos nas contratações, mas quem rebaixou o time foram os jogadores, que estão jogando dentro de campo. Evidentemente com nossa responsabilidade, que nós contratamos, não vamos fugir disso”, lamentou o dirigente.

Caso o Itabuna de fato abdique de jogar a Série D, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) terá o dever de repassá-la para o melhor colocado do Baianão 2023 que esteja sem Divisão Nacional. Na teoria seria o Bahia de Feira, mas o Tremendão também foi rebaixado e passa por uma reformulação, então o próximo da fila seria o Barcelona de Ilhéus, isso em caso de uma segunda desistência.

Procurada pela reportagem do Portal A TARDE, a FBF comunicou que não recebeu nenhuma sinalização do clube sobre a possível desistência e que, por isso, não emitirá nenhum comentário sobre especulações. Jacuipense e Juazeirense são os outros dois representantes baianos confirmados na Série D de 2024.

exclamção leia também