As imagens de violência entre torcedores de Santa Cruz e Sport chamaram a atenção do Brasil no sábado (1º). Em um dos vídeos, um torcedor que está nu e desacordado é estuprado por um dos agressores com uma barra de ferro, em uma rua movimentada do bairro de Madalena, na zona norte da capital pernambucana.
Leia mais:
Sport e Santa Cruz expressam repúdio à violência antes de clássico
Ba-Vi 500: torcida organizada toca o terror em Salvador antes do jogo
O Ministério do Esporte lamentou e manifestou total repúdio aos atos de violência registrados em Recife (PE), antes do clássico. A pasta ainda afirmou que as cenas lamentáveis de confronto entre torcedores não condizem com os valores que o esporte deve promover, como respeito, união e convivência pacífica.
"O futebol é uma expressão cultural e popular que mobiliza paixões e gera oportunidades de confraternização entre os cidadãos. A transformação desse ambiente em palco de violência é absolutamente inadmissível e prejudica a imagem do esporte, afugenta famílias dos estádios e coloca em risco a segurança de todos os envolvidos", afirmou o Ministério do Esporte, em nota.
A pasta do governo federal ainda pediu investigação rigorosa e a responsabilização de todos os envolvidos. "Também defendemos ações coordenadas entre autoridades públicas, clubes, federações e torcedores para prevenir episódios de violência", acrescentou.