26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Só craque! - 13/10/2025, 21:45 - Da Redação

Messi, Neymar e Iniesta brilham no Ceará; entenda

Trio faz sucesso no clube nordestino

Trio de craques deu nome aos garotos
Trio de craques deu nome aos garotos |  Foto: Reprodução/Divulgação

Quando você imaginou ver Iniesta, Messi e Neymar, todos juntos, no Ceará? Então, essa é a realidade atual das divisões de base do clube. Com inspirações nos craques históricos, os pais da garotada foram além de fãs e colocaram o nome de lendas em seus filhos.

Leia Também:

Além de levar o nome dos craques, os garotos do Vozão também fazem sucesso nas divisões de base com qualidade técnica, tática e maturidade dentro de campo. Sérgio Mesquita foi o responsável por achar dois dos meninos: Iniesta e Messi. Já Neymar, ficou por conta de João Marcos, ex-jogador do Ceará e atual observador técnico do sub-15.

"O processo foi natural. Sou observador técnico do clube (Ceará) e viajo pelo Brasil realizando avaliações. O Iniesta eu conheci em Juazeiro do Norte. Fui fazer uma avaliação, detectei qualidades nele como volante e, mesmo sem saber o nome dele, fiz a pontuação e o trouxe para uma segunda avaliação. Felizmente, ele foi aprovado e hoje faz parte das nossas categorias de base", detalhou Sérgio ao ge.

"O caso do Messi foi em uma viagem bem rápida que precisei fazer a São Ludgero, no interior de Santa Catarina. Meu gerente, Hudson, me direcionou até lá, e eu fui. Assisti a um jogo do São José, de Porto Alegre, e um garoto me chamou atenção. Vi muita qualidade na parte tática, técnica, no entendimento do jogo e também na parte física. Coincidentemente, eu estava sentado ao lado da mãe dele; perguntei e ela confirmou que era mãe do menino, que se chamava Messi, eu nem sabia", completou.

Pais fãs do craques e, agora, dos filhos

Ao vivo, a garotada só viu Messi e Neymar, mas os pais cresceram assistindo aos originais encantarem o mundo. Inspirados por essa geração, e por suas próprias tentativas frustradas no futebol, decidiram registrar nos filhos a paixão pelos craques que tanto amam.

"Quando eu estava grávida, estava jogando bola. Não sabia. Três meses de barriga. Quando descobri, já veio de cara: Lionel Messi. E colocamos. Mas nunca imaginávamos que ele também ia gostar do futebol, que ia gostar do mesmo esporte do Lionel Messi original. E hoje estamos aqui (no Ceará), na luta com para realizar o sonho dele, mas isso só depende dele querer. O sonho não é meu e nem do pai, é do Messi ", disse Lisiane Maier, mãe de Lionel Messi.

O pai de Neymar, Gilson Freitas, causou um espanto no cartório ao dizer qual era a escolha do nome do seu filho, mas se manteve firme. Durante o processo de decisão, o craque do Santos tinha apenas 19 anos, tudo era apenas uma aposta.

"Eu queria um nome diferente. Queria colocar o nome 'Loco Abreu', que na época ainda estava no auge, lá no Botafogo, artilheiro, fazendo gol… mas a família não deixou. Acharam uma loucura, mas eu queria o nome de um jogador. Depois de uma busca incansável, eu estava em casa, sentado, assistindo à semifinal Santos x Grêmio, na Copa do Brasil. Na época, o Neymar estava em ascensão, mas eu não sabia que o Neymar ia ser o que é hoje. E aí eu pensei: 'Vou colocar o nome Neymar. Um nome diferente. Quase ninguém tem', não tinha esse nome", contou.

Nomes de peso

Iniesta mirim deixou familiares e amigos em Juazeiro do Norte, no Ceará, para correr atrás dos seus sonhos. Assim como seus colegas, Messi e Neymar, o objetivo é bem claro: mudar a realidade da família deles.

A mãe de Messi, Lisiane, decidiu largou tudo no Rio Grande do Sul para colar no sonho do filho e, atualmente, ganha a vida como doméstica. Alan, pai de iniesta, e Gilson também abriram mão de tudo: o primeiro largou o emprego no interior, o segundo abandonou o trabalho em um consultório odontológico no Maranhão.

"É um sonho e uma carreira que eu almejo. Porque é um caminho que eu posso mudar a minha realidade e a realidade da minha família. Além disso, é um sonho também do meu pai, que abandonou tudo o que ele fazia lá no Maranhão para me acompanhar. E o mais difícil não é entrar em uma base e se manter dentro dela. A gente tem que mostrar que sabe cada vez mais, a cada dia que passa", compartilhou Neymar Cunha.

exclamção leia também