O astro argentino Lionel Messi foi apresentado aos torcedores do Inter Miami neste domingo (16). Debaixo de muita chuva, o jogador discursou para as 18 mil pessoas presentes no estádio DRV PNK, em Fort Lauderdale, a 50 quilômetros de Miami.
"Quero agradecer a todas as pessoas de Miami pela recepção que me deram desde que cheguei aqui", disse o argentino após posar com a camisa do novo clube.
"Estou muito ansioso para começar a treinar, a competir. Tenho a mesma vontade que sempre tive de ganhar, de ajudar para que o clube continue crescendo", acrescentou o novo camisa 10 do Inter Miami.
Os coproprietários da franquia, Jorge Mas e o ex-jogador inglês David Beckham, receberam Messi em um palco montado no centro do campo.
Beckham, visivelmente emocionado, afirmou que a chegada do astro era "um sonho que se tornou realidade".
"Bem-vindo à nossa família", disse Beckham em espanhol.
Os torcedores, que encheram as arquibancadas apesar das fortes chuvas que atrasaram em duas horas o início da festa, cantaram o nome de Messi nas arquibancadas.
Se ligue na chegada de Messi:
Bienvenido a nuestra familia💗🖤 pic.twitter.com/k7VOSGo1lv
— Inter Miami CF (@InterMiamiCF) July 17, 2023
O craque, vencedor de Bolas de Ouro e campeão mundial em 2022 com a seleção Argentina, jogará agora em uma equipe que atualmente é a última colocada na Major League Soccer (MLS).
Aos 36 anos, e após dois anos complicados no Paris Saint-Germain, Messi deixa pela primeira vez o futebol europeu para passar talvez suas últimas temporadas como profissional em um ambiente de menor pressão esportiva.
Apesar disso, muito se espera do argentino nos Estados Unidos e em Miami, cidade onde vive uma grande comunidade latina.
"Estou muito feliz de ter escolhido vir jogar nesta cidade com a minha família, de escolher este projeto, e não tenho dúvida de que vamos aproveitar muito, viver bem e muitas coisas lindas vão acontecer", disse Messi antes de se despedir dos torcedores.
Batizado de "The Unveil" (A Revelação) e transmitido mundialmente pela plataforma Apple TV+, o evento teve queima de fogos, um vídeo de Messi e sua família e a apresentação do volante espanhol Sergio Busquets, que jogou com o argentino no Barcelona.
"Estou muito feliz de estar aqui em Miami. Quero começar a treinar e a jogar com meus companheiros", disse Busquetes, apresentado com a camisa número 5 do Inter Miami.
Após o discurso de Messi, a festa também teve shows do cantor colombiano Camilo, vencedor de quatro prêmios Grammy Latino em 2021, dos argentinos Tiago PZK e Paulo Londra e do porto-riquenho Ozuna.
Oportunidade para a MLS
A MLS agora tem um grande ícone para alavancar a popularidade do 'soccer', num período em que os Estados Unidos vão sediar a Copa América de 2024, o Mundial de Clubes de 2025 e a Copa do Mundo de 2026 em conjunto com Canadá e México.
A primeira entrevista coletiva de Messi, prevista para segunda-feira, foi adiada e o astro começará a treinar na terça, às ordens do técnico Gerardo 'Tata' Martino, com quem já trabalhou no Barça e na seleção argentina.
Martino estreou no comando do Inter Miami no sábado, com uma derrota por 3 a 0 para o St. Louis City, que deixou a equipe na lanterna da MLS entre os 29 times da liga, com 18 pontos em 22 jogos.
Com as chegadas de Messi e Busquets, o time da Flórida acredita em uma arrancada na temporada para brigar por uma vaga nos playoffs.
Além dos dois reforços de peso, o Inter Miami negocia com outro ex-jogador do Barcelona, o lateral-esquerdo espanhol Jordi Alba.
A MLS entra agora em um recesso de um mês para a realização da Leagues Cup, da qual também participam as equipes da liga mexicana.
A estreia de Messi pode acontecer na primeira rodada do torneio, no dia 21 de julho, contra o Cruz Azul do México.