
O brasileiro Lucas Moraes ganhou, no último domingo (12), a 7ª etapa do Dakar, somando mais uma vitória, desde a conquistada em 2024 e se tornando o único piloto do país a vencer uma 'prova especial' na competição. A disputa, que acontece de 3 a 17 de janeiro na Arábia Saudita, reúne os melhores competidores do mundo em condições extremas.
Veja também:
Leila Pereira vai processar Dudu após jogador mandá-la tomar 'naquele lugar'
Reforços do Bahia são regularizados e já podem estrear; confira
Em um trecho de 412 km na região de Al Duwadimi, a etapa foi marcada por desafios técnicos e físicos, além de uma navegação bastante complexa, devido ao percurso nas montanhas. Ao lado de seu navegador Armand Monleón, Lucas Moraes, líder da equipe Toyota Gazoo Racing (TGR), manteve a liderança durante todo o percurso.
Após o contratempo na 6ª etapa, quando a dupla precisou de duas horas para substituir os amortecedores e reparar a suspensão traseira. Eles, que estavam em quinto lugar na classificação geral e com grandes chances de pódio, retomaram a disputa com menos possibilidades de alcançar os líderes. Ainda assim, a dupla continua na competição em busca de pontos importantes para o Campeonato Mundial de Rally Raid, no qual encerraram o ano passado em terceiro lugar, sendo um pódio inédito para o Brasil.

"Vimos que não tínhamos mais nada a perder, então continuamos dando o nosso máximo. Nos esforçamos muito, e estou muito feliz por mais essa vitória na etapa para minha equipe e meu país. Essa vitória foi muito importante após o que aconteceu na sexta etapa, permitindo que somemos mais pontos para o Mundial. Vamos continuar na luta", comentou o piloto após dois dias intensos de competição.
Competindo pela terceira vez no Dakar, Lucas Moraes busca superar os desafios desta edição com confiança, construída ao longo de um ano de diversas conquistas. Em 2024, no penúltimo dia saiu da disputa do pódio, ficando em 9º lugar. Agora, chegou ao maior desafio do cenário off-road com a experiência de um tricampeonato no Rally dos Sertões, onde dominou praticamente toda a competição. Além disso, alcançou um inédito terceiro lugar no Mundial de Rally Raid, um marco histórico para o Brasil, e recebeu prêmios importantes, como o Capacete de Ouro e o reconhecimento oficial no FIA Awards pelo desempenho excepcional no campeonato.
Desde sua estreia em 2023, Lucas Moraes chamou a atenção do cenário internacional, alcançando resultados impressionantes como novato, que o levaram ao pódio e lhe renderam o título de "rookie" histórico. Esse desempenho ainda é o melhor já registrado por um brasileiro na história da prova, consolidando sua posição entre os grandes nomes do esporte.