25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Entrevista - 02/11/2023, 07:00 - Santiago Oliveira

Leonardo Martinez é "100% Bahêa" no pleito pra presidente tricolor

Presidente do Conselho Deliberativo do Bahia é o primeiro entrevistado de série especial com candidatos ao cargo da Associação

Leonardo Martinez, atual presidente do Conselho Deliberativo do Bahia e candidato a presidente
Leonardo Martinez, atual presidente do Conselho Deliberativo do Bahia e candidato a presidente |  Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

A eleição geral para definir presidente, vice e novos 100 conselheiros do Bahia, que irá acontecer em dezembro deste ano, promete ser a mais acirrada desde que os sócios ganharam o direito ao voto. O pleito para 2024-2026, o primeiro com o clube sob gestão do Grupo City, vai contar com cinco candidatos: o jornalista Marcelo Sant'Ana, o ex-goleiro Emerson Ferretti, o radialista Jaílson Baraúna, e os atuais presidentes do Conselho Deliberativo e fiscal do clube, respectivamente, Leonardo Martinez e Marcus Verhine.

O pleito está marcado para 2 de dezembro, com votação online e na Fonte Nova, e hoje o MASSA! inicia a série de entrevistas com os candidatos à presidência da associação tricolor.

O primeiro entrevistado é Leonardo Martinez, que é formado em direito e participou de processos importantes à frente do Conselho. Além da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), ele também foi atuante nos trâmites de acordo do débito com o Banco Oportunity - dívida histórica do clube regularizada neste ano.

Na chapa do grupo ‘100% Bahêa’, Martinez contará com a conselheira Fernanda Tude como vice, que será a primeira mulher na busca por um cargo na diretoria executiva do Bahia. Ela atua na área de eventos e marketing, é advogada por formação e bisneta de Fernando Tude, um dos fundadores do Bahia.

Fale sobre você. Quem é Leonardo Martinez?

LM - Leonardo Martinez é brasileiro, de Salvador, casado há quase 20 anos, pai de dois filhos, formado em Direito pela Universidade Católica e gestor formado pela UNIFACS. Perito avaliador cadastrado no CNAI e no TJ-BA, Advogado membro titular da Comissão do Terceiro Setor da OAB/BA, foi Vice-presidente da AMA-BA (Associação de Amigos do Autista da Bahia) e voluntário atuante por quase oito anos. Autor de projetos voltados para o terceiro setor e com atuação direta em parcerias público-privadas em benefício da Associação. Sou o atual presidente do Conselho Deliberativo, atuei nessa condição como condutor de diversos processos importantes para o Clube, por exemplo: A SAF, reforma estatutária, diplomas legais, acordo de quitação da dívida com o Oportunity, inclusão da reunião obrigatória sobre o futebol no Estatuto, a inclusão permanente das reuniões híbridas do Conselho, que garantem a possibilidade de sócios de qualquer lugar do mundo serem conselheiros, dentre diversos outros.

Partindo deste novo momento dentro do clube, qual a importância do apoio financeiro que a SAF presta para a Associação e quais são os seus planos?

LM - A importância do repasse contratual previsto garantido de 2,5 milhões por ano é importantíssimo, afinal esse valor garante o custeio básico do Esporte Clube Bahia (associação) com seu pleno funcionamento de forma digna. Desse valor é possível garantir o custeio de sede administrativa, salário de colaboradores, encargos, remuneração de presidente e vice-presidente, além de toda a estrutura básica de funcionamento. O planejamento é fortalecer o quadro de sócios, ampliar a atuação e alcance da nossa Associação gerando engajamento não só para os torcedores e sócios de Salvador, mas de todo o Brasil e outros países. Não podemos dizer que o Bahia é o mundo apenas no discurso, precisamos ir para a ação! Temos diversas e importantes embaixadas em todo o Brasil e até em outros países, precisamos chegar neles e fazer dessa paixão uma fonte de renda para ampliar a força do Bahia. Além de fortalecer nossa marca e iniciar projetos de esportes olímpicos, acho fundamental pensar e projetar uma sede social, a qual chamo de sede de convivência tricolor. Nesse ambiente, além de atividades de lazer já conhecidas de uma sede de praia, como campo de futebol, piscina e outras já conhecidas, precisamos incluir atividades sociais voltadas para o público tricolor, a exemplo de oficinas de pais, atividades educacionais profissionalizantes e outras que gerem pertencimento de uma comunidade de torcedores e sócios do Bahia. Outro projeto importantíssimo é dar visibilidade, projeção e dignidade aos nossos ídolos. Garantir através da imagem, presença e força deles, projetos que possam gerar renda para o Bahia e para custear ações em benefício dos próprios ídolos.

Qual o maior desafio de quem vai assumir a associação? Para você, um plano de sócios atrativo é um obstáculo a ser superado?

LM - A torcida do Bahia é apaixonada e com certa facilidade se vincula a tudo de bom e bem-feito que se relaciona ao nosso clube. Um plano de sócios atrativo e que gere senso de pertencimento é muito importante. Outro ponto que acho fundamental é iniciar um diálogo com o Bahia SAF (Grupo City) para trazer benefícios para o Sócio que se atrele aos dois “produtos” (acesso garantido no futebol e sócio da associação).

Leonardo Martinez candidato do grupo '100% Bahêa'
Leonardo Martinez candidato do grupo '100% Bahêa' | Foto: Reprodução / Marcelo Soares

Qual o maior desafio de quem vai assumir a associação?

LM - A torcida do Bahia é apaixonada e com certa facilidade se vincula a tudo de bom e bem-feito que se relaciona ao nosso clube. Um plano de sócios atrativo e que gere senso de pertencimento é muito importante. Outro ponto que acho fundamental é iniciar um diálogo com o Bahia SAF (Grupo City) para trazer benefícios para o Sócio que se atrele aos dois “produtos” (acesso garantido no futebol e sócio da associação).

O que pretende fazer quanto a captação de recursos financeiros e em qual modalidade pretende integrar logo de início (caso essa seja a ideia)?

LM - Na condição de pré-candidato, digo que essa é uma área que tenho muita experiência e que modestamente conheço o caminho das pedras. Como advogado membro titular da Comissão do Terceiro Setor da OAB/BA e, com a experiência de oito anos à frente da AMA-BA, conheço bastante sobre parcerias público e privada, captação de recursos públicos. Sei como projetar, executar e prestar contas desses recursos.

Veja também:

Boxe no Pan: baiano Keno Marley garante a prata em decisão dividida

Thaciano pede "espírito de luta" no Bahia para enfrentar o Palmeiras

CBF vai esticar Série A do Brasileirão por mais tempo; entenda tudo

Sua gestão tem plano de explorar os esportes olímpicos? Se sim, quais e como?

LM - Na condição de candidato, não tenho dúvida acerca da importância em implantar esportes no Bahia. Essa é a forma mais direta de criar engajamento e interlocução com o torcedor que essencialmente gosta do futebol, que também é um esporte.

Você tem apoio da atual gestão?

LM - Respondendo objetivamente, não! Eu não fui o candidato do presidente Guilherme Bellintani. Para me tornar presidente do Conselho, venci na época um outro candidato apoiado por ele. O Presidente Bellintani deverá apoiar outro nome, isso não me fará inimigo e nem amigo dele. Ele tem a ideia dele e eu tenho a minha, isso não impedirá, da minha parte, de concordar e defender pontos que sejam bons para o Bahia e que tenham partido dele, além de é claro mudar o que não considero bom, foi o que sempre fiz e o que pretendo continuar fazendo.

Martinez no 'Bahia Day', em Londres, na Inglaterra
Martinez no 'Bahia Day', em Londres, na Inglaterra | Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

Por fim, por que o sócio deve votar em Leonardo Martinez?

LM - Como candidato, penso que durante o processo eleitoral os candidatos terão a oportunidade de demonstrar suas qualidades. Será preciso que o sócio observe quem terá condições reais de executar as propostas apresentadas. Para mim a grande diferença está aí, em quem tem experiência e capacidade de execução! Precisamos lembrar que estamos falando de amor, paixão, algo que não se explica que é o nosso sentimento pelo Bahia.

exclamção leia também