Bahia e Juventude medem forças na noite desta quinta-feira (4), na Arena Fonte Nova, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Apesar do histórico de confrontos entre as equipes ser pau a pau, o time do interior gaúcho já deixou feriadas no Esquadrão em alguns confrontos.
As duas principais porradas do Alviverde diante do Bahia na verdade foram empates. O primeiro deles rolou na edição do Brasileirão de 1997, quando as equipes duelaram na última rodada e o Tricolor precisava vencer para fugir do rebaixamento, mas o placar de 0 a 0 prevaleceu e a queda não foi evitada.
Dois anos depois, Juventude e Bahia bateram de frente novamente, mas, dessa vez, em confronto mata-mata pelas quartas de final da Copa do Brasil de 1999. Após dois empates em 2 a 2, no estádio Alfredo Jaconi e na antiga Fonte Nova, a vaga ficou para ser decidida nas penalidades. O Tricolor acabou perdendo por 4 a 1 e caiu fora, vendo o Papão futuramente se sagrar campeão.
Vale destacar que um dos mais brabos do Juventude na partida foi o então goleiro Emerson Ferretti, atualmente presidente da associação do Bahia, com defesas milagrosas no tempo normal e na própria disputa de pênaltis. O desempenho foi tão barril que ele foi contratado pelo próprio Bahia na temporada seguinte, tornando-se ídolo do clube.
No total, as duas equipes se encontraram em 16 oportunidades. Dentro deste período, o Bahia levou a melhor em quatro oportunidades, enquanto o Juventude venceu cinco vezes. Ainda houveram sete empates.
Nas últimas cinco partidas, entretanto, o Bahia não tem deixado Juventude se criar. A última vez que o Esquadrão foi derrotado foi no Brasileirão da Série B de 2008. De lá para cá, foram cinco partidas com três triunfos e dois empates.