27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

ESPORTE - 01/03/2023, 15:12 - Pedro Moraes

Judoca bate as botas do esporte como atleta aos 35 anos

Maria Portela tem no cartel três participações em Olimpíadas

Maria Portela tem no cartel três participações em Olimpíadas
Maria Portela tem no cartel três participações em Olimpíadas |  Foto: Gaspar Nobrega / COB

A judoca Maria Portela anunciou, nesta quarta-feira (1°), que bateu as botas da carreira como atleta. Em contrapartida ao fechamento da carreira, o cartel dela acumula participações em três Olimpíadas. Com 35 anos, a gaúcha também já chegou a liderar o ranking mundial em 2018.

“Eu vivi muito intensamente a minha carreira como atleta de alto rendimento e chegou o momento de encerrar essa etapa. Não ter conseguido o resultado no último Mundial, depois passar por lesões, cirurgia, os altos e baixos, enfim, um conjunto de situações que foram me levando a tomar essa decisão. Agora, eu vejo que preciso botar a faixa branca de novo e viver novos desafios”, justifica a judoca.

Nome do Brasil no topo dentro da categoria até 70kg no período dos últimos 15 anos, ela também tem somado a carreira cinco medalhas em Mundiais - sendo duas nas equipes femininas (uma prata e um bronze) e três nas equipes mistas (uma prata e dois bronzes).

Leia Mais

LFF abre portas para debater com Libra propostas com 40 clubes

Recopa: Flamengo perde nos pÊnaltis e é bi vice-campeão em 2023

Raul fica 'off' do Baêa e ex-xerife do Timão vira bola da vez

“Eu tenho muito a aprender, mas não quero sair de tudo o que o esporte me proporcionou. Como atleta, é um dever repassar isso. Eu me vislumbro uma treinadora, por exemplo. Fiz, recentemente, um curso em coaching, uma mentoria que vai trabalhar as questões emocionais porque eu vivi esse processo como atleta, de saber como resolver os problemas internos para performar. Estou pronta para os desafios e muito motivada para o desconhecido. Isso me traz a certeza de que concluí o ciclo como atleta de alto rendimento”, comenta sobre a chance de virar treinadora.

Ausente das praças esportivas desde dezembro, a judoca também é considerada a melhor brasileira na categoria até 70kg do ranking mundial. Nesse sentido, ela ocupa a 13ª posição. Maria Portela considera que Ellen Froner e Luana Carvalho podem levar sua vaga na Seleção Brasileira.

“Eu

assisti à Ellen em Paris e torci por ela. O caminho está aberto, elas podem buscar essa vaga olímpica. Isso me trouxe tranquilidade. Mas, eu quero deixar claro para as pessoas que eu não estou desistindo, eu entendi que, para mim, o que entreguei até hoje está ok”, indica Portela.


exclamção leia também