O Flamengo é bi vice-campeão em 2023. Depois de perder na semifinal do Mundial de Clubes e o título da Supercopa do Brasil, na noite desta terça-feira (28), foi a vez de o time carioca ser derrotado pelo Independiente Del Valle na final da Recopa Sul-Americana, que colocou frente a frente os campeões das Copas Libertadores e Sul-Americana em 2022.
Após perder por 1 a 0 no Equador, o Urubu repetiu o placar e venceu os equatorianos também por 1 a 0, no Maracanã, com gol de Arrascaeta. A vitória por placar mínimo levou a decisão da taça continental para a prorrogação, onde houve empate, e para os pênaltis, quando o uruguaio desperdiçou a primeira cobrança para o Fla, que perdeu por 5 a 4.
A partida no Rio de Janeiro foi debaixo de muita chuva e de pressão flamenguista, pelo menos, na primeira etapa. Fabrício Bruno e Ayrton Lucas colocaram bolas na trave do del Valle, mas o placar seguiu inalterado.
Na volta do intervalo, o time rubro-negro caiu de produção, mas conseguiu empatar com Arrascaeta, praticamente no último lance do jogo. Após cruzamento de Cebolinha, o uruguaio brilhou e marcou, levando a disputa para o tempo extra e, na sequência, pênaltis.
Só que, queria o destino, que o próprio gringo abrisse as cobranças de penais e desperdiçasse. Em seguida, todos converteram as batidas, e os equatorianos ficaram com o título inédito, aumentando ainda mais a pressão em cima do técnico do Mengão, Vítor Pereira.