25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

em busca de justiça - 22/09/2023, 15:55 - Da Redação

Jogadoras da Espanha protestam em primeiro jogo pós-Mundial

Atletas da seleção espanhola entraram em campo com uma faixa contra a federação do país

Faixa estampada pelas jogadoras: "Acabou. Nossa luta é a luta global"
Faixa estampada pelas jogadoras: "Acabou. Nossa luta é a luta global" |  Foto: Jonathan Nackstrand / AFP

Durante a partida contra a Suécia, pela Liga das Nações Feminina, nesta sexta-feira (22), as jogadoras da Seleção Espanhola realizaram um ato de protesto dentro de campo contra a Federação Espanhola de Futebol. Este é o primeiro jogo após o grande título inédito da Copa do Mundo feminina, onde ocorreu o episódio do beijo forçado de Luis Rubiales em Jenni Hermoso.

Como forma de manifestação, as atletas entraram no gramado com uma longa faixa, que dizia: "Acabou. Nossa luta é a luta global", além de também tirarem a foto em equipe com os punhos cerrados, ao lado das mulheres da seleção rival.

Rivais também participaram de protesto
Rivais também participaram de protesto | Foto: Jonathan Nackstrand / AFP

Os atos de queixas feitos pelas espanholas, se dão por conta do episódio ocorrido na final da Copa do Mundo feminina. Enquanto entregava as medalhas, o até então presidente da Federação, Luis Rubiales, deu um beijão sem consentimento na atacante Jenni Hermoso. As líderes Alexia Putellas e Irene Paredes expressaram, em nome do grupo, o desejo de ter uma reformulação na diretoria da Federação.

Leia mais

Maratona A Tarde Run vai agitar Salvador no dia 15 de outubro

De luto, Brasil perde a primeira no Pré-Olímpico feminino

Grupo City define data de inicio das obras de reforma do Fazendão

Com a suspensão temporária da Fifa e a saída de Rubiales, Pedro Rocha assumiu a presidência da Federação Espanhola de Futebol. A nova liderança demitiu Jorge Vilda, o treinador campeão do mundo, após protestos das jogadoras e nomeou Montse Tomé, a primeira mulher a comandar a seleção feminina espanhola.

As jogadoras, que haviam protestado contra a convocação, se apresentaram sob protestos, mas depois de reuniões com a Federação e o Conselho Superior de Esportes da Espanha, a maioria decidiu continuar na seleção. No entanto, duas jogadoras, Mapi León e Patri Guijarro, já haviam se afastado devido a conflitos com o treinador anterior.

exclamção leia também