O duelo mais disputado das oitavas de final aconteceu na tarde desta segunda-feira, 5, no estádio Al Janoub. Japão e Croácia mediram forças e o jogo acabou empatado em 1 a 1 no tempo regulamentar, mas, nos pênaltis, os europeus avançaram com três gols contra um dos asiáticos. No tempo regulamentar, os tentos foram marcados por Maeda (Japão) e Perisic (Croácia).
A Croácia vence o Japão nos pênaltis!
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) December 5, 2022
O goleirão Livakovic pega três e classifica os atuais vice-campeões para as quartas de final! #CopaDoMundoFIFA pic.twitter.com/xRqBkpZ2Bn
Com o resultado, a Croácia vai enfrentar o vencedor do duelo entre Brasil e Coreia do Sul, na próxima sexta-feira, 9, às 12h (horário de Brasília), no estádio Cidade da Educação. Do contrário, o Japão sai do torneio com dois triunfos e duas derrotas até as oitavas de final.
Leia Mais
Vitória começa nova semana de atividades com presença de 'novo 10'
Astro da Coreia do Sul, Son está 'ficando' com estrela do kpop
Fenômeno defende jogadores do Brasil que comeram carne de R$ 9 mil
Parelho durante praticamente todos os 90 minutos, os nipônicos tentaram o gol desde o começo da partida. E foi assim que abriram o placar: Maeda finalizou após um desvio de Yoshida, em uma jogada trabalhada de Doan, aos 42 minutos do primeiro tempo. A etapa acabou com a paciência e soberania do Japão, que jogou no contra-ataque.
Na volta do intervalo, a Croácia voltou mais compacta e efetiva. Tanto é que o tento de empate saiu aos 9'. Perisic cabeceou no meio dos zagueiros, depois que Lovren o achou na pequena área. O jogo acabou indo para a prorrogação. O lance de maior perigo aconteceu no minuto 14, com uma finalização forte de Mitoma.
Já nos pênaltis, o Japão viu o goleiro Livakovic defender três cobranças, marcou um gol, mas a Croácia cresceu e apresentou as credenciais do vice-campeonato da Rússia-2018, que balançou a meta de Gonda três vezes.