
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou aos clubes, nesta segunda-feira (28), que o impedimento semiautomático será implementado no Brasileirão de 2026. A novidade vai valer tanto para a Série A quanto para a Série B.
Leia Também:
A ferramenta, que já foi utilizada em competições como a Copa do Mundo e a Champions League, promete trazer mais agilidade e precisão nas decisões do VAR.
A informação foi publicada pelo portal UOL e confirmada pelo chefe da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, durante reunião com dirigentes dos clubes que compõem a Comissão Nacional de Clubes.
Segundo ele, o sistema já está sendo preparado para entrar em campo na próxima temporada. A CBF, por outro lado, ainda diz oficialmente que o uso da tecnologia está "em fase de estudos".
Como funciona?
O impedimento semiautomático usa câmeras especiais e sensores instalados nos estádios e nas bolas para identificar automaticamente a posição dos jogadores no momento do passe. Tudo em tempo real, com modelos 3D que eliminam a famosa linha manual das linhas que vemos nas revisões do VAR.