
A Ilha de Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), será palco, pela primeira vez, de uma meia maratona oficial. O evento está marcado para o dia 15 de novembro e promete unir esporte, cultura e turismo em um percurso de 21 quilômetros que atravessará praias, centros históricos e pontos culturais do município.
Leia Também:
São esperadas cerca de mil pessoas para a competição, que contará com três categorias de participação:
- público geral;
- pessoas com deficiência (PCD);
- e idosos.
Saiba como se inscrever
As inscrições já estão abertas para atletas profissionais, amadores e moradores da região, por meio deste site. Moradores de Itaparica e do entorno têm direito a 20% de desconto no ato da inscrição.
O kit atleta inclui camisa, número de peito e brindes de parceiros. Todos os participantes receberão medalhas, e haverá troféus por categoria de idade.
Estrutura de primeira
A Meia Maratona de Itaparica é organizada pela M1 Treinamentos e Eventos, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Itaparica. A estrutura do evento contará com pórticos de largada e chegada, áreas de apoio, tendas, palco de premiação, sistema de cronometragem e chips eletrônicos para os corredores.
Esporte e meio ambiente
Comprometida com a responsabilidade ambiental, a organização adotará medidas para reduzir o impacto ecológico, como uso consciente de materiais, gestão de resíduos, incentivo à mobilidade sustentável e parcerias com fornecedores locais que utilizam práticas ecológicas.

Além do caráter esportivo, a competição tem como proposta promover inclusão social, incentivando a participação de pessoas com deficiência, atletas de baixa renda e moradores da ilha.
“Buscamos gerar impacto positivo para a região, fortalecendo o turismo, a sustentabilidade e o legado cultural de Itaparica. A realização da meia maratona reforça o potencial da Ilha de Itaparica como destino esportivo e turístico, promovendo saúde, bem-estar e integração entre visitantes e a comunidade local. Ao conectar esporte, cultura e natureza, o evento pretende consolidar-se como um marco no calendário esportivo da Bahia”, ressalta o organizador da etapa e CEO da M1 Treinamentos e Eventos, Manoel Lima.

