
O Bahia saiu com um elástico 4 a 1 para cima do Confiança, no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste, na última quarta-feira (3), no Batistão, em Aracaju, e teve muito mais a comemorar. Além do placar convincente, outro detalhe pode ser celebrado pelo técnico Rogério Ceni e pela torcida do Esquadrão: o uso dos jogadores formados nas divisões de base do clube.
Leia Também:
Com nove jovens convocados para a partida, sete tiveram a oportunidade de entrar em campo e mostrar um pouco de suas habilidades. Dentre os titulares, teve a surpresa de Vitinho, que tinha jogado com a equipe principal pela última vez no dia 4 de junho, justamente contra o Confiança, pela fase de grupos da competição.
Gabriel Xavier, que havia sido titular boa parte da temporada passada, e Fredi, que já jogou nove partidas com a equipe profissional, também iniciaram entre os 11. Na segunda etapa, o professor tricolor ainda utilizou José Guilherme, Juninho, Sidney, além de Tiaguinho, herói da classificação para a final, com gol decisivo marcado nos últimos minutos da semifinal contra o Ceará.
Ceni ficou contente com a garotada
Dando espaço para os meninos ganharem seus espaços, o técnico conseguiu observar a função de cada jogador dentro de campo. "Sidney entrou nos últimos minutos, jogou na função dele, cumpriu o papel. Juninho quase fez um gol, é quem menos trabalha com a gente, então tem um pouco mais de dificuldade. O Zé Guilherme entrou bem. Fredi foi muito bem como terceiro construtor, jogou de lateral e zagueiro", detalhou.

Dentre todos utilizados, as atenções ficaram para o meio-campista Vitinho, que chegou a ser cogitado como um substituto imediato para quando Everton Riberio não puder estar em campo.
Vitinho eu sei da qualidade, tem uma parte técnica diferenciada.
Rogério Ceni, técnico do Bahia
"Apareceu uma vaga para ele no meio de campo e ele sabe o que fazer muito bem. É um menino dedicado, faz todas as funções que pedimos, ajuda sempre. Foi muito legal ele ter 60 minutos em campo hoje, na cidade que nasceu, jogo de final. Mostrou talento e qualidade técnica para cumprir a função que normalmente é do Everton [Ribeiro]", completou.

Rogério Ceni também cogita utilizar os jovens atletas na decisão, no sábado (6), na Arena Fonte Nova, mas ainda analisa se serão liberados para a final do Nordestão sub-20, contra o rival Vitória, nesta sexta-feira (5), ou se estarão no elenco da decisão do profissional.