Ganhar medalhas não é novidade para Gabriel Araújo, primeiro medalhista de ouro do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Além da vitória nos 100m costas da classe S2 da natação, nesta quinta-feira (29), o porta-bandeira do Brasil somou dois ouros (200m livre/50m costas) e uma prata (100m costas) em Tóquio.
Leia também:
Gabrielzinho conquista primeiro ouro do Brasil nas Paralimpíadas
Paralimpíadas: sete brasileiros disputam a final da natação
Com o tempo de 1min53s67, o brazuca superou o russo Vladimir Danilenko, o qual competiu como neutro e alcançou 2m01s34. O terceiro lugar ficou com o chileno Alberto Diaz (2m01s97).
Assista:
Momento em que Gabriel Araújo conquista a medalha de ouro para o Brasil nos #JogosParalímpicos. pic.twitter.com/LZHYA0GaEO
— Séries Brasil (@SeriesBrasil) August 29, 2024
Perfeição
Após brilhar nas águas francesas, o paratleta, que tem mais de 79 mil seguidores no Instagram, não aguentou a emoção.
“Eu estou muito feliz e emocionando. Foi uma prova difícil, que mexe comigo. Eu trabalhei muito para isso. A gente fez de tudo para que a medalha de prata virasse ouro. Eu já estaria feliz com ouro, mas estou muito feliz porque eu amassei a prova, mandei muito bem. Posso gritar que sou campeão paralímpico dos 100m costas. Foi uma prova perfeita”, declarou.
No topo do ranking
O atleta paralímpico brasileiro S2 já era o favorito na prova desta quinta. No currículo, ele, que tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas, acumula a liderança do ranking mundial e ainda é campeão do mundo.
Novas disputas
Nesta edição dos Jogos, o nadador também competirá em duas provas na classe S2, os 50m costas e 200m livre, bem como de outras duas disputas na classe S3: 50m livre e 150m medley.