27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

preparativos iniciados - 13/05/2025, 16:09 - Bruno Dias

FIFA faz pente-fino na Fonte Nova para o Mundial Feminino 2027

Representantes da FIFA descartam arquibancada móvel e destacam avaliação especial no gramado

Representantes da Fifa realizaram visita técnica na Arena Fonte Nova nesta terça-feira (13)
Representantes da Fifa realizaram visita técnica na Arena Fonte Nova nesta terça-feira (13) |  Foto: Shirley Stolze/ Ag A TARDE

Com disputa prevista para 2027, os preparativos para a Copa do Mundo Feminina já começaram em Salvador, uma das cidades-sede da competição. Na tarde desta terça-feira (13), a Arena Fonte Nova recebeu a primeira visita de representantes da FIFA, entidade máxima do futebol, com o objetivo de observar e alinhar detalhes técnicos da casa esportiva para a realização do Mundial.

Leia Também:

Durante a visita ao palco dos jogos, no gramado, a head de competição e serviços da Copa do Mundo, Valesca Araújo, e a chefe do Departamento da Copa do Mundo Feminina, Rhiannon Martin, concederam entrevista coletiva. Elas destacaram que o conjunto cultural e histórico de Salvador foi um dos fatores que contribuiram para a escolha da cidade como uma das sedes.

Aspas

O que eu tenho tentado explicar é que a magia da Bahia conquista tudo

"Salvador tem futebol forte, história, cultura e uma estrutura hoteleira de qualidade. Tudo isso foi levado em consideração. A Copa será um sucesso", disse Valesca.

Apesar de ser a primeira vez que o evento feminino irá acontecer no Brasil, a capital baiana já recebeu outros eventos da FIFA nos anos anteriores, como a Copa das Confederações (2013), Olimpíadas (2016), Copa América (2019) e Copa do Mundo Masculina (2014). A expectativa é de que Salvador receba cinco partidas do Mundial.

"A gente priorizou as arenas que já tinham a experiência de um evento FIFA, que já estavam estruturadas, para que precisássemos de menos intervenções. Mas também avaliamos a questão hoteleira, o transporte, centros de treinamento e uma série de outros pontos que foram somando subsídios para que a Arena Fonte Nova estivesse entre as escolhidas", destacou.

Head de competição e serviços da Copa do Mundo, Valesca Araújo, e a chefe do departamento da Copa do Mundo Feminina, Rhiannon Martin
Head de competição e serviços da Copa do Mundo, Valesca Araújo, e a chefe do departamento da Copa do Mundo Feminina, Rhiannon Martin | Foto: Shirley Stolze/ Ag A TARDE

Nesta visita, foram avaliados os setores de segurança, áreas VIP, zonas de imprensa, áreas de competição e setores destinados ao público, todos monitorados com foco em proporcionar uma grande experiência para todos, tanto para trabalhadores quanto para espectadores.

Arquibancada móvel e recolocação dos assentos

Quando foi divulgado a informação de que a Arena Fonte Nova seria uma das cidades-sede, parte da torcida baiana se questionou sobre o uso da arquibancada móvel, estrutura utilizada no Mundial de 2014 para elevar o número de público no estádio. Em resposta, Valesca afirmou que ela não será utilizada na Copa do Mundo Feminina.

Aspas

Arquibancadas móveis não estão sendo consideradas

"Vamos trabalhar com a capacidade atual das arenas, justamente para evitar investimentos em estruturas temporárias que depois se perdem. As intervenções serão mínimas", pontuou.

Arquibancadas móveis não devem ser utilizadas
Arquibancadas móveis não devem ser utilizadas | Foto: Shirley Stolze/ Ag A TARDE

Outro ponto discutido foi o possível retorno das cadeiras no setor Norte inferior, que foram retiradas em 2023 após autorização do Governo da Bahia. "As cadeiras vão ser recolocadas. Pra um evento Fifa, a gente precisa que cada espectador esteja sentado, então é necessário que seja feita a recolocação. Vai ter uma redução na capacidade, mas é para o conforto de todas as pessoas que quiserem vir experimentar a Copa do Mundo".

Qualidade do gramado

Alvo de críticas recentes do treinador do Bahia, Rogério Ceni, e de torcedores que frequentam a praça esportiva, o gramado da Arena Fonte Nova também foi uma das estruturas observadas na visita técnica. Segundo Valesca, o campo passará por uma avaliação especial.

"Não adianta avaliá-lo agora e achar que ele vai estar nas mesmas condições em dois anos. Mas a FIFA tem uma área específica de especialistas em gramado, que dará consultoria e fará acompanhamento não só dos campos dos estádios, mas também dos centros de treinamento e dos team base camps", finalizou.

exclamção leia também