Prevista para ser iniciada até 20 dias após a primeira fase do Campeonato Baiano de 2025, a Copa Governador do Estado não será mais realizada neste ano. O torneio, que ofereceria uma vaga na Copa do Brasil de 2026, precisou ser cancelado devido à baixa adesão dos clubes baianos.
Leia mais:
"Sempre foi o maior do Nordeste", exalta Erick ao ser apresentado no Bahia
Vai vazar? Neymar sonha com retorno do trio MSN
Depois do adeus ao Vitória, Alerrandro pode estar a caminho da Europa
A competição exigia a inscrição de pelo menos seis clubes para ser realizada, com a participação obrigatória de quatro equipes da Série A do Baianão. No entanto, apenas três clubes da elite do futebol baiano e dois da Série B se inscreveram, o que inviabilizou a continuidade do evento.
A Federação Bahiana de Futebol (FBF), ciente da importância da Copa para o fortalecimento do calendário estadual e para as equipes que poderiam se beneficiar da vaga na competição nacional, fez esforços para garantir sua realização. Além de conceder isenção das taxas de arbitragem durante todo o torneio, a FBF buscou incentivar a participação, mas, mesmo com esses incentivos, o número mínimo de clubes inscritos não foi alcançado.
Com o cancelamento da competição, a 3ª vaga para a Copa do Brasil de 2026, que seria disputada na Copa Governador, será restituída à Série A do Campeonato Baiano de 2025, conforme determina o artigo 15 do Regulamento do torneio.