Em maus lençóis no Campeonato Brasileiro, o Vitória vive situação delicadíssima na briga contra o rebaixamento. Além de estar cinco pontos atrás do Fluminense, primeiro time fora do Z-4, o Leão da Barra é um dos três times da segunda metade da tabela com 25 jogos completados, enquanto outros sete tem partidas atrasadas.
As esperanças em uma reação do Vitória para permanecer na Série A já diminuíram bastante, o que reflete diretamente na torcida. O Portal MASSA! conversou com alguns rubro-negros e traz análises sobre o momento vivido pelo clube na temporada.
Leia mais:
Último dia da janela de transferências: veja reforços da dupla Ba-Vi
Vitória tem mais de 75% de chances de rebaixamento, diz UFMG
Carpini diz que derrota do Vitória passa por "erros básicos"
A voz colossal
Jornalista e narrador no canal Rubro-Negro TV, no YouTube, Guilherme Souto fez críticas ao momento do Vitória no Brasileirão. Para ele, um dos principais problemas é a ineficiência ofensiva do time. Na derrota para o Vasco neste domingo (1º), o Leão finalizou 21 vezes e não fez nenhum gol. Outro fator destacado por Souto é a inconstância de atuações do Vitória.
"Um time inconstante no campeonato. Tem jogos que apresenta bons desempenhos, como foi o último contra o Vasco, e maus desempenhos como foi contra o São Paulo. Essa, para mim, é a marca de Thiago Carpini no time do Vitória, um time inconstante", analisou.
Para Guilherme Souto, ainda é possível fugir da queda, mas ele não vê o time rubro-negro dependendo apenas das próprias forças. "Situação é muito complicada, mas é possível de salvar. Vai ter que fazer um campeonato acima de 50% de aproveitamento. É uma situação difícil, porém ainda é possível. Vai ter que contar também com tropeços dos adversários", lamentou.
Músico, jornalista e rubro-negro de coração, Jonatas Sena também indicou a dificuldade que o Vitória terá de tentar fugir da Série B. Ele lamentou pontos desperdiçados em erros individuais, a exemplo do passe mal feito por Wagner Leonardo na origem de um gol do São Paulo, na derrota por 2 a 1.
"Está um cenário muito complicado. São cinco pontos para sair da zona de rebaixamento e a maioria dos clubes como jogos a menos. Fica muito difícil acreditar na permanência. O Vitória ainda vem em um momento de baixa após o bom começo no segundo turno, enquanto os adversários vem numa crescente de pontos", disse.
Jonatas entende que os principais problemas do Vitória são "deficiências técnicas". Para ele, o técnico Thiago Carpini não está entre os maiores responsáveis pela má campanha, e sim, principalmente, os erros de contratação da diretoria rubro-negra.
"O material humano não é de muita qualidade, o Vitória cometeu muitos erros. Jogadores como Janderson e Bruno Uvini foram contratações que foi preciso investir milhões e não agregam. Não tem um reserva pra Matheusinho no elenco, isso é um sinal de planejamento mal feito pelo clube", detalhou.