
O ex-jogador Fredy Guarín revelou detalhes do período em que enfrentou uma grave depressão, no início da pandemia de covid-19. O atleta, multicampeão pelo Porto e com passagens pela Inter de Milão e seleção colombiana, jogou pelo Vasco por um ano, entre 2019 e 2020.
Leia mais:
Hebert Conceição marca presença em treino da Seleção Brasileira
André Henning cobra presença da Seleção no Nordeste: "Aproveitar mais"
Dorival solta escalação do Brasil no retorno a Salvador; veja
Em entrevista a rádio colombiana Radio Caracol, o ex-jogador contou sobre o desenvolvimento do seu estado depressivo em estadia no Brasil.
“Eu ia para a favela lá no Brasil, me envolvia com qualquer mulher sem proteção. Me abandonei por completo. Bêbado, eu ia buscar o perigo, a adrenalina, ver armas, o movimento. Não media mais risco de nada”, lamentou o colombiano.
"Foram dias pesados, fiquei bêbado por 10 dias completos. Eu desmaiava de cansaço e acordava com uma cerveja do lado", completou Guarín.
Durante o primeiro ano pelo Vasco, o atleta se tornou um dos destaques do time, com um saldo de 12 jogos e três gols. No entanto, no início da temporada seguinte, Guarín precisou lidar com o divórcio do segundo casamento, alcoolismo e tentativa de suicídio.
"Eu morava no 17º andar. Me desconectei da vida. Minha reação foi pular, mas por sorte tinha uma tela de proteção. Eu saltei, mas ela me devolveu. Eu estava inconsciente sobre o que estava acontecendo, sabia que em qualquer porre eu podia morrer. Não me importava de me causar danos", contou.
Após deixar o clube, em agosto de 2020, Guarín teve uma curta passagem pelo Millonarios, da Colômbia, antes de anunciar sua aposentadoria dos gramados.
Atualmente, o ex-jogador vive em uma clínica de reabilitação, onde trata do alcoolismo. No próximo ano, de acordo com a rádio, ele será embaixador nos Estados Unidos de uma campanha de saúde mental de atletas.
Está com depressão? Saiba como buscar ajuda
Ligue para o CVV – Centro de Valorização da Vida, no número 188 ou entre no site www.cvv.org.br. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat.