Paco Roig, ex-presidente do Valencia, xingou Vinicius Jr ao criticar a postura do jogador do Real Madrid. O atacante brasileiro, que frequentemente é alvo de ofensas racistas na Espanha, também é criticado pelas suas reações às injúrias que recebe.
Leia mais:
De onde veio o dinheiro? Gusttavo Lima é dono de time no Paraná
Paysandu x Sport: torcedores se envolvem em pancadaria em Belém
Tá liberado? Everton Ribeiro curte Rock in Rio após vexame do Bahia
Em 2023, parte da torcida do Valencia ofendeu Vini com gritos racistas no estádio Mestalla, forçando a paralisação do jogo. Paco Roig estava presente no estádio e alegou que os torcedores chamaram o jogador de "tonto" e não de "mono" (termo racista que significa "macaco" em espanhol).
"Ele pode ser um grande jogador, e acho que é, mas é uma merda como pessoa, sempre reclamando com o árbitro. Já estive na América do Sul vinte ou trinta vezes e nunca passei por nada. Vou para lá com humildade e falo com carinho. Não posso chegar me achando o conquistador. Esse cara não presta", declarou Roig, que presidiu o Valencia entre 1994 e 1997, em entrevista ao site espanhol "Relevo".
Depois do incidente, Vini Jr acionou a Justiça espanhola e levantou a bandeira na luta contra o racismo no país. Em junho de 2023, pela primeira vez na história da corte espanhola, três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão pelos ataques racistas.