O clássico Ba-Vi desta noite de quarta-feira (20) reservou um duelo interessante entre os protagonistas de cada time. O meia Everton Ribeiro, de 34 anos, e o atacante Osvaldo, de 36, têm algumas coisas em comum: experiência, trajetória de sucesso em grandes times e até passagens pela Seleção Brasileira.
No primeiro confronto entre eles, no mês passado, Everton até fez um gol pelo Bahia, mas Osvaldo foi 'o cara' do jogo com dois tentos na vitória do Leão por 3 a 2. Mas qual 'coroa' vai resolver dessa vez?
A bola vai rolar a partir das 21h30, na Arena Fonte Nova, pela 6ª rodada da Copa do Nordeste.
Trajetória nos clubes
Everton Ribeiro é ‘novo’ no pedaço e começou a defender as cores do Esquadrão na temporada de 2024, mas já se tornou referência técnica para Rogério Ceni, treinador do Bahia, com que ele trabalhou junto no Flamengo em 2021/21.
Osvaldo, por sua vez, vestiu pela primeira vez a camisa do Leão da Barra na temporada passada. Se tornando o ‘queridinho’ de Condé, técnico do Vitória, o camisa 11 foi o que mais entrou em campo pelo Rubro-Negro na temporada de 2023, liderando o time rumo ao título da Série B do Brasileirão.
Desempenho na temporada
A temporada de Everton Ribeiro e Osvaldo começou a todo vapor, demonstrando mais ainda que os ‘vovôs’ sabem lidar com a responsabilidade. Logo no primeiro Ba-Vi do ano, no dia 18 de fevereiro, no Barradão, ambos os jogadores marcaram para suas equipes.
Na partida, Osvaldo levou a melhor em comparação a Everton Ribeiro. Isso porque o camisa 11 do Leão da Barra marcou dois gols, enquanto o meia do Esquadrão balançou as redes uma vez.
Em números, na temporada de 2024, até aqui, dos 16 jogos disputados pelo Vitória, Osvaldo entrou em campo em 14 oportunidades, marcou 6 gols e deu 2 assistências.
Sem ficar para trás, Everton Ribeiro também está ‘brocando’ e agradando a torcida do Bahia. Das 18 partidas disputadas pelo Esquadrão na atual temporada, o meia esteve presente em 12, marcando 3 gols e 1 assistência.
Carreira marcante
A disputa saudável entre os dois ‘coroas’ se torna ainda mais empolgante ao lembrar o histórico que os dois carregam. Com passagem até mesmo na Seleção Brasileira, a grande confiança que Ceni e Condé sentem quando diz respeito a Everton e Osvaldo vem de toda experiência dos jogadores.
Everton Ribeiro esteve presente na Copa do Mundo de 2022, porém esteve no banco de reservas em praticamente todos os jogos. Durante todo o ciclo para Copa do Mundo daquele ano, Everton Ribeiro entrou em campo pela Seleção Brasileira em 15 partidas, com três gols marcados
O camisa 11 do Vitória também se orgulha do histórico na Seleção Canarinho, apesar de curto. Em 2013, Osvaldo foi convocado por Felipão pela primeira vez para vestir a camisa verde e amarela. Na ocasião, Osvaldo foi convocado para o lugar de Lucas, cortado por lesão.
Amados pela torcida
A idade elevado dos dois poderia até ser motivo para desconfianças, mas isso não vem ao caso quando se trata de Everton Ribeiro e Osvaldo. Os craques são amados pelas suas respectivas torcidas, que sabem que os jogadores sabem lidar com a responsabilidade e pressão que é jogar em um time baiano.