Após a porrada sincera aplicada no Cruzeiro, o técnico Rogério Ceni escaldou o estado do gramado da Casa de Apostas Arena Fonte Nova e fez uma comparação com o campo do Maracanã, no Rio de Janeiro. O Portal A TARDE trocou uma ideia com a empresa responsável pela manutenção e trouxe as visões da parada.
A empresa, que também toma conta do gramado no estádio carioca, largou que o piso da Fonte Nova é totalmente natureba, diferente do Maraca, que é mesclado. Ou seja, parte da grama é natural, mas com uma pitada de sintética.
"A Greenleaf Gramados, que também é a responsável pela manutenção do gramado do Maracanã, esclarece que, ao contrário do estádio carioca, que possui um gramado híbrido com grama sintética costurada na zona de raízes da natural, o da Arena Fonte Nova é composto, exclusivamente, por uma grama natural denominada Bermuda Celebration. Nesse sentido, as comparações técnicas entre os gramados são completamente distintas, uma vez que, tanto o solo quanto a grama, apresentam comportamentos diferentes", explicou a empresa em nota.
Ainda de acordo com a nota, as Arenas passam perrengue em relação a sombreamento, especialmente na parte norte, em que é utilizado um tipo de iluminação especial para estimular o crescimento da grama neste setor. Vale ressaltar que o gramado da Arena Fonte Nova passou por manutenção em maio, pouco antes do jogo contra o CRB, pela semifinal Copa do Nordeste.
"Vale ressaltar que, especialmente no período de abril a agosto, as arenas modernas enfrentam o desafio do sombreamento na área norte, o que é compensado com o uso das lâmpadas especiais da SGL (Sistemas de Luz de Crescimento) e um programa de manutenção diferenciado de adubações e manejos. Ainda sobre o gramado da Arena Fonte Nova, além de passar por manutenções preventivas regulares, em caso de necessidade, pode ocorrer a troca do gramado, como recentemente ocorreu na área norte, devido ao sombreamento", pontuou a Greenleaf.