30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Brocou! - 15/12/2024, 12:47 - Amanda Souza

Em casa, Rayssa leva o Super Crown e se torna a 1ª tricampeã do mundo

"Fadinha" brasileira levou a 12ª das últimas 18 etapas; ela nunca perdeu uma disputa no Brasil

Rayssa fez o ginásio do Ibirapuera tremer!
Rayssa fez o ginásio do Ibirapuera tremer! |  Foto: Reprodução / X / Time Brasil

A brasileira Rayssa Leal brilhou mais uma vez neste domingo (15) ao conquistar o primeiro tricampeonato da história do Super Crown, competição de skate street organizada pela SLS (Street League Skateboarding). A final, realizada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, foi marcada pela reviravolta da "fadinha".

Leia também:
Bia Ferreira atropela rival e mantém título mundial de boxe
Pachuca bate o Al Ahly nos pênatis e avança à final da Copa Intercontinental

Única representante do Brasil na decisão feminina, a medalhista olímpica enfrentou quatro japonesas – incluindo duas campeãs olímpicas – e a australiana Chloe Covell.

Rayssa demonstrou, mais uma vez, porque é o principal nome do skate feminino da sua geração: arrancou uma virada emocionante nas últimas manobras.

Emoção até o final

Rayssa temrinou a fase das voltas em segundo lugar, mas o drama tomou conta nas manobras, quando errou as duas primeiras tentativas e chegou a cair para a última posição.

É ela!
É ela! | Foto: Reprodução / Time Brasil / Sofia Kruger

Em uma situação de "tudo ou nada", a atleta de 16 anos arriscou e acertou as três manobras finais, obtendo notas altas que garantiram o tricampeonato.

"Eu não tenho palavras suficientes para descrever. Tudo que aconteceu hoje vale muito mais que esse troféu. Foi uma reviravolta, errei as duas primeiras [manobras], estava um pouco nervosa, [...] mas na última manobra é tudo ou nada", disse Rayssa emocionada.

Invicta no Brasil

Desde que a competição passou a ser realizada no Brasil, em 2022, Rayssa Leal mantém sua invencibilidade. No ano passado, também no Ginásio do Ibirapuera, ela subiu ao lugar mais alto do pódio.

Este ano, com o título, ela alcançou o 12º troféu na história da SLS e o terceiro na temporada, após vitórias nas etapas da Califórnia (EUA) e de Tóquio (Japão).

Reconhecimento e premiação

Além do troféu, Rayssa recebeu um prêmio de US$ 100 mil (cerca de R$ 600 mil). Em suas palavras, o ano de 2024 foi "de muito aprendizado", com desafios superados que a levaram a um encerramento memorável.

Rayssa também destacou o espírito de união no skate: "Hoje vocês viram a realidade do skate – a amizade, a família – e isso vai continuar crescendo."

exclamção leia também