Não há como negar que o Vitória sempre foi um clube de massa na Bahia, com uma torcida fiel e apaixonada que acompanhou o Leão em momentos de glória e de dificuldade.
Seria injusto afirmar que essa relação se fortaleceu apenas há dois anos, quando o clube esteve à beira do rebaixamento para a Série D do futebol brasileiro. No entanto, é inegável que, naquele momento crítico, uma nova página começou a ser escrita na história do Vitória e de sua torcida.
Leia também:
Thiago Carpini fala sobre renovação de contrato com o Vitória: "Faltam alguns detalhes para finalizar"
Vitória x Grêmio: Matheuzinho repete feito de WL e cola com a torcida
A chamada "geração colossal" nasceu em 2023, quando as probabilidades pareciam estar contra o Leão. Com apenas 2% de chance de escapar da queda para a quarta divisão, o time superou todas as expectativas, garantindo não só a permanência, mas também um acesso heroico para a Série B.
No ano seguinte, o Vitória subiu para a Série A com o título de campeão e, em 2024, conquistou uma classificação para a Copa Sul-Americana.
Pivete, se eu fosse jogador de futebol e fosse jogar no barradao contra o Vitória eu me cagaria todo quando a torcida fizesse isso.
— memes futebolisticos. - vito (@Mfutebolisticos) December 5, 2024
Olha isso porra. pic.twitter.com/b8MLMD2z5i
Mas e essa força, de onde veio? Da torcida, que cantou e vibrou, em uma sinergia impressionante com o clube e jogadores.
E o fervor das arquibancadas não passou despercebido! Diversos adversários que enfrentaram o Vitória em Salvador destacaram como a torcida "pesou" nos confrontos no Barradão. Relembre:
Abel Ferreira
Na primeira rodada do Brasileiro, o Barradão estava lotado para Vitória x Palmeiras. A equipe rubro-negra saiu derrotada por 1 a 0, mas a atuação da torcida chamou a atenção do treinador do Porco, Abel Ferreira.
Não pude bater palma porque sou do Palmeiras, mas particularmente gostei do ambiente. Achei um lugar simpático, bonito, com torcida vibrante. Parabéns ao Vitória pela excelente atmosfera que aqui criou.
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras
Tite
Na 19ª rodada, encerrando o primeiro turno, o Vitória recebeu o Flamengo, quando sofreu uma derrota por 2 a 1. Mais uma vez, após a partida, os comentários eram sobre o torcedor. O treinador do clube carioca, Tite, rasgou elogios.
A energia aqui pulsa, o Barradão pulsa. O torcedor passa uma força muito grande que nós sentimos quando jogamos em casa.
Tite, técnico do Flamengo (à época)
John Textor
O Leão teve muitos embates com o Botofago em 2024. Em um desses, no Barradão, o alvinegro carioca venceu por 1 a 0, e o treiador, John Textor, fez questão de exaltar a torcida.
Grande vitória! Jogo difícil. Respeito ao Vitória! Cidade linda, e uma das melhores torcidas que já vi no futebol.
John Textor, técnico do Botafogo
Bolasie
Quem também fez comentários foi um jogador 'gringo' que caiu nas graças da torcida brasileira, e que pode pintar no Leão em 2024. Bolasie, jogador do Criciúma, esteve no Barradas na 16ª rodada - Vitória venceu por 2 a 1.
O respeito que tenho pela torcida que vi hoje é demais, parabéns pela vitória, nos vemos novamente em breve. Grande cidade, ótimas pessoas.
Bolasie, jogador do Criciúma
Villasanti
O comentário mais recente veio nesta quarta-feira, após o empate entre Vitória e Grêmio em 1 a 1 no Barradão. O atleta gremista Villasanti, ao comentar o desempenho do clube sulista e dificuldades de jogar, elogiou os rubro-negros.
Sabíamos que o jogo aqui seria difícil. Campo difícil, torcida maravilhosa.
Mathías Villasanti, jogador do Grêmio