O Vitória perdeu para o Palmeiras, por 1 a 0, na estreia dos dois times no Campeonato Brasileiro, na noite deste domingo (14), no Barradão. O gol da equipe visitante foi marcado por Richard Rios. Por serem os atuais campeões da Primeira e Segunda divisões, o jogo foi considerado a abertura da competição nacional.
O time comandado por Léo Condé começou bem a partida, no entanto, teve uma queda de rendimento devido a lesão sofrida pelo meio-campista Dudu, que permaneceu em campo por cerca de 10 minutos. O Verdão, por sua vez, se aproveitou dos espaços dados pelo Leão da Barra e, na frente no placar, fez o básico para sair com os três pontos.
O resultado deixa o Palmeiras na sétima posição da tabela do Brasileirão. A equipe baiana é a vice-lanterna da competição, à frente do Cuiabá, que tomou goleada do Furacão.
Na segunda rodada, o Vitória enfrentaria o Cuiabá, mas o jogo foi adiado por causa da participação do time do Mato Grosso na Copa Verde. A equipe paulista, por sua vez, recebe o Internacional, na próxima quarta-feira (17), às 21h30.
Favorável para os visitantes
A volta do Leão da Barra à elite do futebol nacional começou bem. Nos primeiros 8 minutos de jogo o Rubro-Negro baiano ocupava o campo do adversário, marcando em linha alta e as equipes disputavam por espaço no miolo do gramado, que não apresentou sua melhor versão.
Após os minutos iniciais o Porco passou a tomar mais o jogo para si e comandar as ações. Por outro lado, marcando com a linha um pouco mais baixa, os donos da casa estavam firmes na marcação, até a lesão do volante Dudu, que permaneceu em campo lesionado em boa parte do confronto.
Com a marcação menos ajustada, o visitante passou a ter mais espaço. E foi assim que saiu o primeiro gol da partida. Uma jogada que se iniciou com o meio-campista Richard Rio e terminou com ele mesmo. Após acionar Rony, que estava no ataque, o jovem meia se aproximou da área e se aproveitou da sobra na tentativa do atacante do Verdão em proteger a pelota e empurrou forte para o fundo das redes, aos 20 minutos. Vitória 0 x 1 Palmeiras!
A partir daí o Leão passou a mostrar suas garras com velocidade, novamente pelo lado esquerdo. Lucas Esteves tenta encontrar Alerrandro, o centroavante não consegue se entender com a bola e ela sobra para Osvaldo, cara a cara com o goleiro do Palmeiras, aos 26 minutos, que fez uma bela defesa.
A equipe da casa, anteriormente, chegou com perigo novamente pela esquerda, mas Alerrandro não conseguiu finalizar com qualidade.
O gol deu uma tranquilidade maior ao Verdão, que mesmo com as investidas do Vitória em velocidade, soube suportar bem e terminou a primeira etapa à frente no placar.
Segundo tempo exótico
Apesar do Vitória ter retornado melhor da primeira etapa, fazendo uma blitz na entrada da área da equipe visitante, os primeiros 15 minutos da etapa final foi marcada por pouca dinâmica e soberania das zagas sobre os ataques.
A partir deste período as equipes resolveram fazer alterações e o jogo passou a fluir. Aos 20 minutos o cenário se inverteu e o Porco passou a ser mais atuante no campo de defesa do Rubro-Negro.
Exatamente aos 23 minutos, o atacante Rony subia pela direita e foi parado com falta. A zaga do Vitória mandou a bola para longe. Porém, no rebote, o zagueiro Murilo recebeu um belo cruzamento e subiu sozinho para boa defesa do arqueiro Lucas Arcanjo.
O lance gerou um escanteio, que levou aos donos da casa mais dor de cabeça, principalmente com o centroavante Rony.
Blitz lá, blitz cá, os times se concentraram em não se arriscarem tanto. No entanto, as mudanças feitas por Abel Ferreira foram mais efetivas do que as executadas por Léo Condé e como consequência, a equipe visitante se sentiu mais à vontade, se mantendo por mais tempo no ataque.
Aos 36 minutos, numa saída de bola errada do goleiro do Leão, o atacante Rony ficou praticamente sozinho dentro da grande área, com o arqueiro longe das traves, mas demorou de definir a jogada e foi desarmado.
Ficha técnica
Vitória 0x1 Palmeiras
Campeonato Brasileiro - 1ª rodada
Local: Barradão, em Salvador
Data e horário: Domingo (14), às 18h30
Árbitro: Braulio da Silva Machado
Assistentes: Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes
VAR: Rodolpho Toski Marques
Cartões amarelos: Vitória - Alerrandro, Camutanga e Lucas Esteves; Palmeiras - Richard Ríos, Gabriel Menino, Endrick e Mayke
Escalação do Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Lucas Esteves (Zé Hugo); Willian Oliveira, Dudu (Mateus Gonçalves), Rodrigo Andrade (Jean Mota) e Matheusinho; Osvaldo (Iury Castilho) e Alerrandro (Luiz Adriano). Técnico: Léo Condé.
Escalação do Palmeiras: Weverton; Mayke, Luan, Murilo e Vanderlan; Gabriel Menino, Richard Ríos (Flaco López) e Raphael Veiga (Fabinho); Estêvão (Luís Guilherme), Endrick (Lázaro) e Rony (Naves). Técnico: Abel Ferreira.