
O presidente do Vitória, Fábio Mota, fez duras críticas às mudanças anunciadas para a Copa do Nordeste. A partir de 2026, clubes da região que estiverem classificados para competições internacionais, como Libertadores e Sul-Americana, não disputarão o torneio regional. Atualmente, o Bahia é o único nordestino dentro da zona de classificação para o cenário continental, saindo automaticamente do Nordestão 2026.
Leia Também:
O dirigente considera as mudanças um caminho para a desvalorização do produto. “A Copa do Nordeste ficou muito prejudicada. A CBF errou muito e fica aqui o meu protesto. A Copa do Nordeste resgatou o futebol nordestino. Se nós temos hoje clubes fortes no Brasileiro, deve-se à Copa do Nordeste. Aumentou o nível técnico, jogamos contra clubes de Série A. Isso que foi feito é um absurdo”, declarou Mota, em entrevista durante evento promovido pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) nesta segunda-feira (3).
“Como fica a Copa do Nordeste sem Vitória, Fortaleza e Bahia? Nesse exato momento, o Bahia está fora. É muito ruim. O que foi feito foi muito errado. Está evidente que se quer acabar com a Copa do Nordeste. Para o Nordeste vai ser muito ruim”, completou.
Importância da competição
A Copa do Nordeste tem sido, ao longo dos últimos anos, o principal torneio regional do país, com forte apelo de público, impacto financeiro relevante e transmissões em TV aberta e plataformas digitais.
