
O Bahia, finalmente, venceu no Campeonato Brasileiro 2025. Após fazer um jogo de pouca efetividade, o Tricolor contou com um pênalti polêmico marcado com o auxílio do VAR, no final da partida, para vencer o Ceará por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, pela 5ª rodada da Série A. Everton Ribeiro assumiu a responsa na marca da 'cal' e marcou o gol do triunfo.
Leia Também:
O lance do pênalti nasceu em jogada individual do garoto da base, Tiago. Everton Ribeiro deslocou Fernando Miguel e mandou para o fundo das redes.
Com o resultado, o Bahia subiu para a 13ª colocação, com 6 pontos. Já o Ceará segue em 5º lugar, com 7 pontos conquistados. O próximo confronto do Tricolor será contra o Atlético Nacional, pela 3ª rodada da Libertadores, nesta quinta-feira (24), às 21h30.

Primeiro tempo
A grande verdade é que o início da partida foi uma síntese do que ocorreu em toda a primeira etapa. O Bahia, mesmo com um time alternativo e mais qualidade técnica que o Ceará, buscava controlar o jogo, mas encontrava dificuldades para envolver a defesa do Vozão.
Tanto que a primeira boa oportunidade da partida foi do Ceará, após um bom passe do iluminado Pedro Raul e cabeçada de Aylon, que obrigou Marcos Felipe a fazer uma boa defesa. O camisa 9 do Vozão foi quem mais incomodou a defesa tricolor, mas não estava com a pontaria calibrada.
O Bahia passou todo o primeiro tempo com dificuldades para furar a marcação alvinegra. As poucas chances do Esquadrão vieram dos pés de Cauly, que desperdiçou uma chance clara, cara a cara com o goleiro Fernando Miguel, ao tentar finalizar de primeira e pegar mascado na bola.
Ainda deu tempo de o Ceará levar perigo novamente com Guilherme, que entrou no lugar de Aylon, substituído por lesão. O atacante chegou a chutar na rede, mas pelo lado de fora.
Após o apito final da primeira etapa, a torcida tricolor vaiou a saída do Bahia, demonstrando impaciência com a passividade da equipe.
Segundo tempo
Rogério Ceni, vendo que a situação não estava fácil, lançou alguns titulares, como Erick Pulga e Everton Ribeiro, para o segundo tempo. Ainda assim, o Bahia seguia sem força para penetrar a defesa cearense. O time insistia em passes improdutivos, o que irritava ainda mais os torcedores presentes.
Pulga novamente entrou como referência ofensiva do Tricolor. Everton Ribeiro acertou um bom passe na esquerda, e o ponta chegou na cara do gol, mas finalizou para fora.
A melhor chance do Bahia em toda a partida veio já no fim do segundo tempo, após um belo cruzamento de Everton Ribeiro. O cria do Esquadrão, Ruan Pablo, finalizou à queima-roupa, mas parou em uma defesa espetacular de Fernando Miguel.
Porém, o Ceará também assustou no finzinho. Pedro Raul acertou um belo passe para Matheus Araújo, que se atrapalhou na passada, mas ainda assim conseguiu finalizar, exigindo uma boa defesa de Marcos Felipe.
No último lance da partida, a salvação veio. O árbitro Rafael Klein marcou pênalti em cima de Tiago. Everton Ribeiro foi para a cobrança e, com categoria, deslocou o goleiro Fernando Miguel para garantir a vitória do Bahia em casa.
Ficha técnica:
Bahia 1 x 0 Ceará
Gol: Everton Ribeiro (50/2ºT)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
Quarto árbitro: Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Escalação do Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Iago (Luciano Juba; Acevedo, Erick, Rodrigo Nestor (Everton Ribeiro) e Cauly (Tiago); Ademir (Ruan Pablo) e Luciano Rodríguez (Erick Pulga). Técnico: Rogério Ceni.
Escalação do Ceará: Fernando Miguel; Fabiano, Marllon, Rafael Ramos e William Machado; Fernando Sobral (Lucas Lima), Dieguinho e Mugni (Rômulo); Galeano (Matheus Araújo), Pedro Raul e Aylon (Guilherme)/(Pedro Henrique). Técnico: Léo Condé.