Artilheiro da Arena Fonte Nova - pós-reinauguração -, e maior goleador do Bahia no Campeonato Brasileiro, o atacante Gilberto, que defendeu o Tricolor por quatro temporadas (2018 - 2021), pode 'classificar' o time baiano para a pré-Libertadores.
Veja também:
Sem essa de mosca morta! Atlético-GO tá na onda para 'melar' ida do Bahia à Libertadores
Tricolor abatido pelo Timão adia sonho da Libertadores 'culposa'
Atualmente, o centroavante joga no Juventude, adversário do Cruzeiro na última rodada do Brasileirão, no domingo (8). O Cabuloso é o 9º colocado, com 49 pontos, e é o único time que pode tirar o Bahia da competição continental. Para isso acontecer, a Raposa precisa torcer para um tropeço do Tricolor, diante do Atlético-GO, na Fonte Nova, e vencer o time gaúcho, no Alfredo Jaconi.
O Bahia, comandado por Rogério Ceni, está na oitava colocação, com 50 pontos conquistados. Para confirmar a participação na competição que não disputa há 35 anos, o Tricolor de Aço, que só depende de si, basta vencer o Dragão - lanterna da Série A e já rebaixado. Caso não vença o time goiano, um simples empate ou derrota do Cruzeiro para o Juventude, mantém o torneio continental nas mãos da equipe azul, vermelha e branca.
Desde que venceu o Esquadrão, na 33ª rodada da Série A, o Alviverde não sabe o que é perder. De lá pra cá, são cinco jogos: três triunfos e dois empates. Por mais que não venha sendo titular na equipe gaúcha, Gilberto sempre é utilizado, no segundo tempo, pelo técnico Fábio Matias.
Nesta temporada, pelo Juventude, o atacante soma 11 gols, em 40 partidas disputadas, além de uma assistência. Ao todo, pelo Bahia, o jogador marcou 83 vezes, em 189 jogos, e deu 9 assistências.
O Juventude recebe o Cruzeiro às 16h do próximo domingo (8), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O Verdão ocupa a 13ª posição, com 45 pontos, e luta por uma vaga na Copa Sul-Americana.