26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / E.C. Bahia

carrasco - 28/08/2025, 10:00 - Lucas Vieira

Copa do Brasil: Renato Gaúcho é algoz histórico do Bahia

Treinador já eliminou o Esquadrão em duas Copas do Brasil

Renato Gaúcho à beira do campo da Arena Fonte Nova
Renato Gaúcho à beira do campo da Arena Fonte Nova |  Foto: Marcelo Gonçalves/ Fluminense FC

O Bahia entra em campo nesta quinta-feira (28), às 19h30, na Arena Fonte Nova contra o Fluminense, pelas quartas de final da Copa do Brasil, e terá que 'exorcizar' um fantasma que insiste em atormentar: Renato Gaúcho. O técnico adversário é um velho conhecido da torcida baiana e dono de um retrospecto que faz o Esquadrão ligar o alerta.

Leia Também:

Duas das últimas três eliminações do Bahia nas quartas da Copa do Brasil tiveram a assinatura de "Renight", como é conhecido. Em 2019 e 2023, o treinador estava no comando do Grêmio e deixou o Tricolor pelo caminho. No ano passado, mesmo sem Renato, o Bahia também caiu nas quartas, dessa vez para o Flamengo.

Números esmagadores

A história dos confrontos mostra que Renato Gaúcho já enfrentou o Bahia 26 vezes como treinador, onde venceu 13, empatou 8 e perdeu apenas 5. Os números de gols também impressionam. As equipes do comandante marcaram 37 vezes contra o Esquadrão e sofreram apenas 19, garantindo um saldo de 18 gols.

Apesar do histórico pesado, o momento mais recente traz alívio para o torcedor do 'Baêa'. Ele não vence o Esquadrão há três jogos. Em 2024, o Tricolor da Boa Terra bateu o Grêmio por 1 a 0 na Fonte Nova e repetiu a dose, por 2 a 0, no Alfredo Jaconi.

O último encontro entre eles foi o empate em 3 a 3, já vestindo as cores do Fluminense, pelo Brasileirão deste ano.

Outro lado da moeda

Se Renato Gaúcho é pedra no sapato do Bahia, o retrospecto de Rogério Ceni contra o Fluminense também preocupa. Em 13 duelos, os times comandados por ele venceram só 3, empataram 5 e perderam 5. No saldo de gols, foram 15 marcados e 17 sofridos diante do Tricolor das Laranjeiras.

exclamção leia também