O Esporte Clube Bahia está de volta à Copa Libertadores da América após 35 anos! Na tarde deste domingo (8), o Esquadrão de Aço venceu o Atlético-GO por 2 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro 2024. Os gols da classificação foram marcados pelo meio-campista Thaciano e pelo atacante Luciano Rodríguez.
Veja também:
Bahia monta quebra-cabeça para carimbar vaga na Libertadores
Bahia x Atlético-GO: onde assistir, escalações e outras informações
Para não depender do resultado do jogo entre Juventude e Cruzeiro, o Tricolor precisava de um triunfo e assim fez. Com o resultado, a equipe baiana encerrou a Série A na oitava posição, com 53 pontos, colocação que lhe garante a participação na pré-Libertadores do próximo ano.
Além do retorno para a competição continental, a equipe comandada por Rogério Ceni concretizou outra façanha inédita desde o início da era dos pontos corridos: terminar entre os dez melhores colocados do torneio.
Decisão
O Bahia iniciou a partida bem incisivo, indo pra cima do Dragão, que estava claramente armado para oportunidades pontuais no campo azul, vermelho e branco.
Até os 41 minutos, quando Thaciano abriu o placar para o time da casa, de cabeça, após trama dos jogadores do lado direito do Esquadrão, o Tricolor jogou fora muitas oportunidades por conta da ansiedade. O Rubro-negro, por sua vez, só teve duas oportunidades.
Empurrado pelo 'fervo' das arquibancadas, o Baêa não precisou de muito tempo para ampliar o marcador. Aos 13 minutos, Lucho Rodríguez converteu uma penalidade sofrida por Thaciano após linda enfiada de bola do meia Everton Ribeiro.
Com o placar ampliado, a equipe passou a sentir a parte física e o técnico Rogério Ceni precisou realizar substituições. O volume ofensivo diminuiu do Esquadrão diminuiu e passou a jogar no contra-ataque, enquanto o Atlético-GO se atirou ao ataque.
Mesmo com a superioridade rubro-negra no fim do duelo, o Bahia conseguiu segurar a pressão e venceu a partida.
Ficha técnica
Bahia 2 x 0 Atlético-GO
Campeonato Brasileiro - 38ª rodada
Local: Arena Fonte Nova
Data e horário: Domingo (8), às 16h
Público: 48.476 torcedores
Renda: R$ 1.933.447,00
Árbitro: Gustavo Bauermann (SC)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes e Bruno Muller (SC)
VAR: Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)
Cartão amarelo: Bahia - Nicolás Acevedo, Yago Felipe; Atlético-GO - Gonzalo Freitas
Bahia: Danilo Fernandes; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Nicolás Acevedo), Jean Lucas (Yago Felipe), Thaciano (Gabriel Teixeira) e Everton Ribeiro (Cauly); Ademir (Everaldo) e Lucho Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.
Atlético-GO: Ronaldo; Maguinho, Adriano Martins (Pedro Henrique), Alix e Guilherme Romão; Gonzalo Freitas (Luiz Gustavo), Roni e Shaylon (Janderson); Rhaldney (Matías Lacava), Derek (Jan Carlos Hurtado) e Alejo Cruz. Técnico: Anderson Gomes.
*Sob a supervisão do editor Pedro Moraes