24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / E.C. Bahia

Jogo grande! - 27/05/2025, 19:25 - Vinicius Portugal - Atualizado em 27/05/2025, 19:36

Bahia x Inter: relembre confrontos históricos antes de decisão

Esquadrão tenta repetir feitos históricos contra Colorado

Bobô sabia bem o que fazer contra os gaúchos
Bobô sabia bem o que fazer contra os gaúchos |  Foto: Foto:Bahia

Bahia e Internacional jogam a vida na Copa Libertadores, nesta quarta-feira (28), às 19h, no Beira-Rio. Essa não será a primeira vez que as duas tradicionais equipes do futebol brasileiro se enfrentam em um confronto decisivo, e o Portal MASSA! vai te relembrar alguns destes duelos históricos.

Leia Também:

O show de Bobô

Para iniciar, não tem como falar de outro jogo senão da histórica final da Copa União de 1988. O Internacional entrava para a decisão como favorito, ainda mais pelo fato de ter a vantagem de dois empates para se sagrar campeão. Mas isso pouco importou para Bobô, que, em uma atuação impecável diante de uma Fonte Nova lotada, fez dois gols e garantiu o triunfo no jogo de ida por 2 a 1.

No duelo de volta, o Bahia teve a dura missão de segurar a vantagem em um Beira-Rio lotado — e até um trabalho de macumba feito pelos gaúchos no vestiário da equipe tricolor. Porém, o que não faltou foi fé para o Esquadrão, que se defendeu muito bem e garantiu um 0 a 0 para se sagrar campeão brasileiro pela segunda vez.

Imagem ilustrativa da imagem Bahia x Inter: relembre confrontos históricos antes de decisão
Foto: Reprodução

Vingança gaúcha

Falando em Libertadores, no ano seguinte o destino seria ingrato para o Bahia. Isso porque o Tricolor foi eliminado nas quartas de final da competição justamente pelo Internacional.

O Bahia até fez bonito na primeira fase. Ambas as equipes ficaram no mesmo grupo, e o Tricolor bateu o Inter nas duas oportunidades, se classificando de forma invicta para as oitavas de final. Já o Colorado passou em terceiro, graças ao regulamento da época.

Nas oitavas, o Inter atropelou o Peñarol com um placar agregado de 8 a 3, enquanto o Bahia penou para eliminar o Universitário do Peru por 3 a 2. Os dois então se enfrentaram novamente nas quartas de final, onde o Colorado venceu o primeiro confronto por 1 a 0 e segurou um empate em 0 a 0 na volta, dando o troco da final de 88.

Equipe do Bahia que disputou a Libertadores de 89
Equipe do Bahia que disputou a Libertadores de 89 | Foto: Reprodução

Jogão e festa dos gaúchos

Na Copa do Brasil de 1994, Bahia e Internacional voltaram a se enfrentar em mais um mata-mata. Já consolidados como rivais, as duas equipes prometiam um grande confronto.

O jogo de ida foi morno, com vitória do Inter por 1 a 0 no Beira-Rio. Porém, na volta, o que se viu foi um espetáculo. O Esquadrão entrou determinado a reverter o placar e abriu 2 a 0 com gols de Serginho e Marcelo Ramos. Mas Paulinho McLaren estava em noite inspirada.

O atacante fez um hat-trick e virou o placar. Mazinho Loyola também marcou, e o Colorado chegou a 4 a 2 na Fonte Nova. Mesmo assim, o Bahia não se intimidou e reagiu: Marcelo Ramos, Uéslei e Raudinei viraram para 5 a 4.

Se fosse hoje em dia, a partida iria para os pênaltis. Mas, pelo regulamento da época, o critério de gol fora de casa deu a classificação ao Inter — apesar da garra do Esquadrão.

Última decisão continental

Vinte anos depois da eliminação na Copa do Brasil, o Bahia deu o troco no Internacional na segunda fase da Copa Sul-Americana. O Tricolor não tomou conhecimento e bateu os gaúchos em pleno Beira-Rio por 2 a 0, com gols de Lucas Fonseca e Diego Macedo.

Na volta, o Bahia chegou a tomar um susto após levar um gol de Alex, mas Henrique empatou e garantiu a classificação do Esquadrão.

Imagem ilustrativa da imagem Bahia x Inter: relembre confrontos históricos antes de decisão
Foto: Jefferson Bernardes/AFP

Só depende do Bahia

Apesar da árdua missão de enfrentar o Internacional com o Beira-Rio lotado, o Bahia já mostrou por diversas vezes que é capaz de realizar tal feito. Vale lembrar que o Esquadrão precisa vencer por qualquer placar para se classificar para as oitavas de final da Libertadores.

exclamção leia também