A polêmica envolvendo um torcedor e o vandalismo antes do jogo do Bahia ofuscou a festa da torcida tricolor neste domingo (8). O torcedor é Ciro Alexandre Silva dos Santos. Mas afinal quem é ele? Conhecido popularmente como 'Ciro Alê', ele é um ator e influenciador digital baiano que se destacou entre os torcedores do Esquadrão de Aço por seu estilo único.
Leia mais:
Bahia promete botar influencer "no pau" após violência contra atendente
Influenciador tricolor pega ar e quebra vidro de guichê na Fonte Nova
Gabigol no Bahia? Atacante ex-Flamengo fala sobre seu destino
Com mais de 40 mil seguidores nas redes sociais, aos 40 anos, o torcedor nascido e criado no São Lázaro, Federação, construiu a fama com vídeos humorísticos que capturam a essência de um torcedor apaixonado e ansioso.
Seu primeiro 'boom' na internet foi em 2021, com um vídeo de “arrume-se comigo” ao lado da filha, Annie Lara, hoje com 6 anos, antes do confronto entre Independiente (ARG) e Bahia pela Copa Sul-Americana.
Desde então, o ex-vendedor construiu uma carreira com conteúdos de humor, que misturam opinião sobre o clube e cenas de bastidores da torcida, sempre com um toque de exagero.
Ciro é conhecido por transformar a vivência do torcedor em entretenimento. Famoso por chegar aos jogos com horas de antecedência – às vezes até 14 horas antes do início –, ele se tornou símbolo da ansiedade da torcida.
Em entrevista exclusiva ao Portal MASSA!, Ciro contou sobre sua relação com os tricolores.
"Acabei aparecendo pelas resenhas na Fonte Nova. As promessas, os gritos... e a torcida foi, de certa forma, se identificando. Tem muita gente na torcida que não gosta de mim, porque acha que sou forçado, sem graça... Mas também tem muita gente que gosta muito, que me abraça, pede foto", inicia.
"Com esse carinho, comecei a roteirizar os vídeos. Quando o Bahia ganhava, eu expressava a alegria do torcedor, e quando o Bahia perdia ou empatava, mostrava como o torcedor ficava: sua frustração, sua raiva... Por isso, uma galera se identifica e gosta dos vídeos", acrescenta.
A presença do blogueiro nos estádios também é conhecida por 'meter o pé na jaca' em relação ao consumo de álcool, algo que ele explora de forma cômica em seus vídeos.
Apesar das polêmicas, esse estilo conquistou uma base fiel de seguidores, principalmente em redes sociais e grupos de WhatsApp. Além disso, ele já participou de programas como os da TV Bahia, o canal Premiere e o “Charla Podcast”.
*Sob a supervisão do editor Pedro Moraes