
Dois esportistas, Gervasio Deferr - bicampeão olímpico e tido como o maior ginasta da história da Espanha - e um ciclista, que não teve a identidade revelada, foram acusados de abuso sexual no fim deste ano. Apesar do mesmo tipo de acusação, os casos são diferentes.
Veja também:
Flamengo x Vitória: time carioca prepara ações para despedida de Gabigol
Ex-Bahia, técnico Renato Paiva é demitido pelo Toluca em crise
Deferr foi acusado de abuso sexual contra três menores de idade no país europeu. O advogado de uma das vítimas afirmou que o crime ocorreu quando o ex-atleta de 44 anos, aposentado desde 2011, ainda treinava em centros de alto rendimento. Como se trata de um caso antigo, já prescrito, não deve haver desdobramentos na Justiça. O ex-atleta, por sua vez, publicou um vídeo na terça-feira (3) e alegou inocência.
Do outro lado, a ciclista espanhola Ares Masip, três vezes vice-campeã nacional na modalidade mountain bike enduro, denunciou ter sofrido abuso sexual durante a etapa Copa do Mundo de MTB de Leogang, na Áustria, em junho de 2023. Em um vídeo em suas redes sociais, a atleta de 29 anos revelou que foi violentada por outro ciclista no paddock da competição.
Ares decidiu vir a público após saber que o agressor havia tentado fazer o mesmo com outra atleta. "Ele apareceu no meio da madrugada e tentou me forçar a ter relações sexuais. Recusei desde o primeiro momento, pedi que parasse, tentei afastá-lo. Ele cobriu minha boca e repetiu que iria me estuprar", descreveu.