
O Bahia já bateu o martelo sobre onde será o novo Centro de Treinamento (CT): na Via Metropolitana Camaçari - Lauro de Freitas, rodovia da Região Metropolitana de Salvador inaugurada em junho de 2018. Cheio de planos, o CT do Esquadrão será inspirado no primo, o Manchester City.
Leia Também:
A diretoria tricolor 'correu trecho' por mais de um ano para achar um local decente. Dentre as opções foram cogitadas a área do Parque de Exposições e um terreno na Avenida Orlando Gomes, em Piatã.

O Esquadrão planeja um novo CT de 200 mil metros quadrados e um miniestádio com capacidade para 15 mil torcedores. A base de referência para a construção do projeto são os primos ingleses do Manchester City.
A ideia do novo local é substituir a Cidade Tricolor, que está localizada em Dias D'Ávila, na Região Metropolitana, a cerca de 40 km de Salvador. O CT em que o Bahia treina atualmente foi fundado em janeiro de 2020 e integrava um projeto de organização do clube, antes mesmo da chegada do Grupo City.
Anteriormente, o Tricolor treinava no Fazendão, na capital baiana, em que o clube ficou por cerca de 40 anos. O local foi vendido em 2025.
A ideia do Esquadrão é ter um CT 'paloso': moderno e próximo de Salvador. Em junho deste ano, Raul Aguirre, CEO do Bahia SAF, revelou que o clube pensa um projeto como o "maior Centro de Treinamento da América do Sul" tanto para o futebol de base, feminino e masculino.
Ceni também quer o Bahia perto da capital
O técnico Rogério Ceni também já destacou a importância de um novo Centro de Treinamento em uma área mais bem localizada, para reduzir os longos deslocamentos. A estimativa é que a distância até o aeroporto, por exemplo, seja reduzida em mais da metade.
"Eu acho que esse é o futuro do Bahia. E a posição geográfica do Centro de Treinamento é importante. Mais próximo à cidade, mais próximo ao aeroporto, essa vinda para cá todos os dias, de 50 minutos a uma hora... Se você pode fazer isso em 15, 20 minutos, você pode chegar de viagem e treinar no mesmo dia. Então, eu acho que a construção do novo Centro de Treinamento vai agregar bastante para aproveitar mais ainda jogadores de categoria de base", destacou o treinador em entrevista concedida em julho deste ano.