O lançamento da terceira edição da Copa Loreta Valadares de Futebol Feminino está marcado para acontecer nesta sexta-feira (27), a partir das 9h, no Foyer da Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu. O evento reunirá atletas das categorias sub-14, sub-17 e adulto, além de representantes da imprensa e convidados especiais. A iniciativa é promovida pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), órgão ligado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Veja também:
Liga muda contratos e clubes terão que devolver dinheiro investido
Felipe Melo vira alvo da Polícia após 'rosnar' para adolescente
Com a participação de equipes de Salvador e da Região Metropolitana, o torneio tem como objetivo principal desenvolver e fortalecer o futebol feminino no estado. A coordenação técnica da competição é realizada por sete ex-atletas pioneiras do futebol feminino na Bahia, que trazem sua experiência e conhecimento para enriquecer o evento.
A Copa recebeu o nome de Loreta Valadares, uma mulher feminista e ativista política que lutou contra a ditadura militar no Brasil, sendo até mesmo exilada. Loreta foi professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e faleceu em novembro de 2014. O nome da competição homenageia sua luta e contribuição para a sociedade.
Os jogos da competição começarão no dia 20 de outubro, com partidas agendadas para os finais de semana. As partidas ocorrerão nos estádios de Pituaçu, Barradão e no Estádio Municipal de Lauro de Freitas. Nesta edição, a Copa Loreta Valadares contará com a participação de 30 equipes, sendo quatro na categoria sub 14, oito na sub 17 e 18 na categoria adulta. O evento promete ser um grande passo para a valorização do futebol feminino na Bahia.