Um estádio com capacidade para 45 mil pessoas será construído após decisão da Conmebol. Apesar disso, o projeto também visa fazer a ampliação da praça esportiva para 60 mil, em Assunção. O anúncio ocorreu, nesta sexta-feira (31), durante o Congresso anual da entidade, realizado na cidade de Luque, no Paraguai.
Em contrapartida, o local ainda não está definido para a construção, mas já existe previsão orçamentária. Conforme relata o orçamento para 2023 aprovado nesta sexta, no Congresso, já existem US$ 50 milhões (aproximadamente R$ 250 milhões) destinados ao primeiro ano de obras, de acordo com informações publicadas pelo portal ge.globo.
Em resumo, este será o principal investimento da Conmebol em estrutura neste ano. Para chegar aos 60 mil lugares, o estádio precisa que a América do Sul seja escolhida como sede da Copa de 2030, na candidatura conjunta de Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile.
Leia Mais
Sem lateral do Bahia, Ramon convoca Seleção sub-20 para amistosos
Nelson Piquet é condenado e Hamilton celebra conquista contra racismo
Salário de Mbappé supera, com folga, os de Neymar e Messi, diz jornal
Ainda assim, essa escolha será feita pelo Congresso da Fifa em setembro de 2024. Agora, o único rival da América do Sul é a candidatura coletiva de Espanha, Portugal e Marrocos.
“Além de seu design, o entorno do projeto explora a importância da arquitetura sustentável e ecológica, a criação de espaços verdes ao seu redor e a criação de espaços de encontro, bares e lojas para torcedores de futebol. A estrutura está destinada a ser um ícone do futebol sul-americano”, cita trecho do documento da Conmebol, ainda conforme a publicação.