Bastante criticado pelos jogadores e comissão técnica da Seleção Brasileira, o árbitro Jesús Valenzuela é considerado pela Conmebol o melhor da América do Sul. O venezuelano apitou a partida entre Brasil e Colômbia, nesta terça-feira (2), e não marcou um pênalti claro em Vinícius Jr, quando a partida ainda estava 1 a 0.
Após o confronto, o técnico Dorival Júnior rasgou o verbo contra o juizão. “No estádio, só ele (árbitro) e a equipe do VAR não viram a penalidade. Brasil foi prejudicado, temos de ser realistas, o fato aconteceu, não foi criação. Com um resultado ampliado, as movimentações da partida seriam outras, a Colômbia teria de se expor mais”, disparou.
Veja também: Vitória tem campanha idêntica ao Bahia no ano passado após 13 rodadas
Apesar de ser o queridinho da Conmebol, Jesús Valenzuela é um dos árbitros mais criticados pelos clubes brasileiros que disputam a Copa Libertadores da América. Em 2021, o Atlético-MG chegou a enviar uma representação contra o venezuelano após ele expulsar Nacho Fernandes em partida contra o River Plate. Já em 2022 foi a vez do Athlético-PR ficar na bronca com o juiz após ele voltar atrás e anular um pênalti marcado para a equipe paranense em duelo contra o Estudiantes.
Por ser apontado como o melhor do continente, a tendência é que Valenzuela esteja na final da Copa América como árbitro principal ou até mesmo no VAR. A única possibilidade que descarta totalmente sua presença na decisão do torneio é em caso de classificação da Venezuela para a grande decisão.