O Manchester City é o campeão mundial de clubes de 2024. Com um futebol brilhante, o time inglês, do técnico Pep Guardiola, enfiou 4 a 0 no Fluminense, em Jeddah, na Arábia Saudita, e faturou o título. Julián Álvarez (2x), Nino (contra) e Foden marcaram os gols que deram a taça aos Citizens.
A tarefa do Fluminense contra o Manchester City já era complicada antes do início da partida, mas, no apito inicial, a missão ficou ainda mais complicada. Com apenas 40 segundos de jogo, Álvarez aproveitou o rebote do chute de Aké e inaugurou o marcador, que, posteriormente, ainda contou com os gols de Nino (contra), Foden e Álvarez novamente, no Estádio King Abdullah, em Jeddah, na Arábia Saudita.
Bonito na fita, o consciente time de Pep Guardiola esperou o momento mais propício para voltar a atacar. Durante cerca de 25 minutos, o Tricolor das Laranjeiras praticou o ‘Dinizismo’, com muita posse de bola, porém, desta vez sem o encantador futebol de efetividade.
A única chance clara aconteceu aos 15 minutos, após boa troca de passes. Cano caiu na pequena área, pediu pênalti, mas já estava impedido. Pouco tempo depois, os Citizens reagiram e, em mais um erro rival, Foden cruzou para Nino desviar para o fundo das próprias redes: 2 a 0. Coube tempo ainda para, aos 39, Arias testar Ederson pela primeira vez, que salvou a defesa inglesa.
Leia mais
Al Ahly bate Urawa Reds e fatura o terceiro lugar do Mundial de Clubes
Flu e City duelam pelo primeiro título do Mundial de Clubes
Mundial: comandantes de Fluminense e City projetam decisão
Morno
No retorno do segundo tempo, o jogo voltou com uma pegada morna. O primeiro lance de maior perigo ocorreu aos 70 minutos. Samuel Xavier falhou na tirada de bola, Kovacic roubou, tocou para Álvarez que cruzou na pequena área, Folden sozinho guardou novamente.
Para sacramentar o título e a superioridade, o City teve tempo para guardar mais um e fechar a goleada. Aos 87, o argentino Álvarez recebeu passe de Matheus Nunes, limpou a marcação e finalizou forte: 4 a 0.
FICHA TÉCNICA
Manchester City x Fluminense
Final - Mundial de Clubes Fifa 2023
Data e horário: Sexta-feira (22 de dezembro de 2023), às 15h (de Brasília)
Local: Estádio King Abbdullah, em Jidá (SAU)
Arbitragem: Szymon Manciniak (árbitro-Polônia); Tomasz Listkiewicz e Adam Kupsik (assistentes-Polônia); Tomasz Kwiatkowski (VAR-Polônia)
Cartão amarelo: Alexsander e John Kennedy (F)
Gols: Álvarez (duas vezes), Nino (contra) e Folden
Manchester City: Éderson; Kyle Walker, John Stones (Gvardiol), Rúben Dias e Aké (Oscar Bobb); Rodri (Akanji) e Rico Lewis (Mateo Kovacic), Bernardo Silva e Phil Foden (Matheus Nunes) e Jack Grealish; Julian Álvarez. Técnico: Pep Guardiola.
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino (Marlon), Felipe Melo (Alexander) e Marcelo (Diogo Barbos); André, Martinelli e Ganso (Lima); Arias, Keno (John Kennedy) e Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz.