
As punições aplicadas ao Valencia devido aos insultos racistas contra o atacante Vinicius Junior foram reduzidas. O Comitê de Apelação da Real Federação Espanhola de Futebol optou por ‘tirar o pé’ recentemente. A princípio, um setor do estádio Mestalla havia sido fechado por cinco rodadas.
Por outro lado, com a modificação, agora será por apenas três. Do mesmo modo, a multa que havia sido aplicada aos Morcegos foi reduzida de 45 mil euros (cerca de R$ 241 mil) para 27 mil euros (aproximadamente R$ 144 mil). Ainda assim, a manutenção da exclusão do cartão vermelho aplicado ao brasileiro continua.
“Poderiam ter determinado a interdição completa do estádio, uma vez que existem provas de vídeo que demonstram que os cânticos racistas foram entoados em diversos setores do palco esportivo, assim como em seus portões de acesso antes do início da partida”, cita Victor De Sordi, coordenador da área de direito desportivo do escritório Franco Montoro e Peixoto Advogados, em entrevista ao portal ge.globo.
Leia Mais
Guardiola está pessimista sobre relação entre Vini Jr e a Espanha
Vini Jr é convocado para contar detalhes do recente caso de racismo
CBF terá campanha antirracista nesta rodada do Brasileirão
Aliado a isso, o Código Disciplinar da RFEF já projeta a perda de pontos para as infrações citadas. O clube que atua no Estádio Mestalla deve escolher como recorrer ao TAD (Tribunal Arbitral Del Deporte), última instância da justiça esportiva na Espanha. Segundo uma porta-voz do clube, que não teve a identidade divulgada, a pena é "injusta" e "desproporcional" aos atos.