26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

eita! - 05/09/2023, 21:58 - Da Redação

Campeonatos da Bolívia 'ficam off' após suspeita de manipulação

Como medida de concluir os torneios, a Federação Boliviana de Futebol (FBF) deseja realizar um curto campeonato até dezembro

Fernando Campos, presidente da FBF
Fernando Campos, presidente da FBF |  Foto: Aizar Raldes/AFP

As atuais edições do campeonato da Bolívia, em conjunto da Copa nacional foram completamente suspensas, durante esta terça-feira (5), por conta de suspeita de manipulação de resultados em meio aos torneios. A decisão foi realizada pelo Conselho da Divisão Profissional da Bolívia.

"O Conselho Superior da Divisão Profissional, com 14 votos a favor, uma abstenção e dois votos contra, decidiu anular os torneios com gestão em 2023, portanto os campeonatos ficam anulados", disse Fernando Costa, presidente da Federação.

A competição estava perto do fim, já na 25ª rodada de 34 estimadas, e segundo Fernando, 14 das 17 equipes foram favoráveis a anulação das competições, uma delas não tomou posicionamento e os dois primeiros colocados expressaram ser contra, durante uma votação realizada no dia de hoje.

Leia mais

Marcelo Moreno, cria do Vitória, se aproxima de recorde pela Bolívia

Data do depoimento de Paquetá é decretada pela Federação Inglesa

Fênix Cajazeiras participa da 50ª edição da Taça Brasil de Futsal

Em meio a medida tomada, a Federação Boliviana de Futebol (FBF) deseja recorrer a Conmebol a fim de promover um curto campeonato que termine no mês de dezembro, para definir os rebaixados, promovidos e classificados para os torneios internacionais. Além de também solicitar uma prorrogação nos prazos de inscrição dos seus times nas competições continentais da temporada que vem.

"Se encontraram sérios indícios de que houve vício. Isso tem a condição de levar para consulta na Conmebol. Foram expostas todas as consequências, se debateu em todas as instâncias, se levou ao conhecimento dos tribunais esportivos e do Ministério Público da Bolívia", disse o chefão da entidade nacional de futebol.

Todos os clubes concordaram em pedir que os membros da Comissão de Arbitragem do Campeonato Boliviano sejam removidos. Os líderes, Alejandro Mancilla, Wilson Estrada e Juan Carlos Cardozo estão sendo acusados de envolvimento no escândalo de manipulação.

O presidente do clube Vaca Díez, Marcos Rodriguez, envolvido no esquema, pediu para se sair do cargo nesta terça. Enquanto quatro jogadores do Independiente Petrolero de Sucre estão incluídos em caso de suborno e seguem sendo investigados pelo Ministério Público de La Paz.

exclamção leia também