26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Foi justo? - 13/11/2025, 18:56 - Da Redação

Bruno Henrique sofre punição por forçar cartão amarelo; veja resultado

Decisão foi tomada pelo STJD na tarde desta quinta-feira (13)

Bruno Henrique foi julgado por ter supostamente tomado um cartão forçado
Bruno Henrique foi julgado por ter supostamente tomado um cartão forçado |  Foto: Marcelo Cortes/CRF

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, na tarde desta quinta-feira (13), que o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, será apenas multado e não pegará nenhum jogo de suspensão. O jogador foi julgado por ter forçado um cartão amarelo para favorecer apostadores e acabou levando uma pena mais branda.

Leia Também:

O resultado teve seis votos para que BH fosse apenas multado e outros três para que o atacante fosse punido com jogos. Sendo assim, ele terá que soltar a quantia de R$ 100 mil, que é a multa máxima prevista pelo código. O caso já foi encerrado pelo STJD.

"Acredito que a análise em relação ao fato, ao que de fato ocorreu, foi fundamental para, inclusive, diferenciar esse caso, recente agora do Bruno, com o caso da operação penalidade máxima. Ficou evidente com a análise profunda do caso, que o que aconteceu aqui foi algo completamente distinto. Portanto, não caberia a aplicação do artigo 243, nem 243A, que tem uma previsão específica e que não se adequa ao fato ocorrido com o Bruno Henrique. Acho que a análise profunda do fato foi o que acabou resultando na aplicação do artigo 191 e rechaçando qualquer possibilidade de suspensão do atleta", comentou Michel Assef Filho, advogado de BH, após o julgamento.

O jogador não colou presencialmente ao tribunal, acompanhando a sessão de forma virtual. Representando-o, estavam o advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, seu defensor particular, Alexandre Vitorino, o vice-presidente geral e jurídico do clube, Flávio Willeman, além do empresário Denis Ricardo.

A sessão no STJD foi retomada após o pedido de vista apresentado na última segunda-feira. O auditor Marco Aurélio Choy havia interrompido o julgamento depois que o relator, Sergio Furtado Filho, votou pela absolvição no artigo 243-A, que prevê até 12 jogos de suspensão, e pela punição apenas com multa de R$ 100 mil, conforme o artigo 191, sem aplicação de suspensão em partidas.

Relembre a situação

Bruno Henrique foi acusado de ter forçado um cartão amarelo para favorecer apostadores em 2023, durante uma partida contra o Santos, no Mané Garrincha, válida pelo Campeonato Brasileiro. Em setembro, o STJD o condenou a 12 jogos de suspensão. Desde então, o atacante tem atuado sob efeito suspensivo.

Na época, o Flamengo recorreu ao STJD para tentar reverter a punição imposta ao jogador. Ao mesmo tempo, a Procuradoria do tribunal apresentou um recurso pedindo o aumento da pena. Com isso, no julgamento desta quinta-feira, quatro desfechos estavam em pauta: absolvição, redução da pena, manutenção da suspensão de 12 partidas ou ampliação do tempo de gancho.

exclamção leia também