A cidade de Ipojuca, no sul do estado de Pernambuco, vai receber o Campeonato Brasileiro de Surf, entre os dias 11 e 14 de maio. A Bahia será representada pelo morador de Itacimirim, na Costa de Camaçari (BA), Numa Liory Terceiro, de 11 anos.
O jovem atleta foi campeão da categoria sub 12 e do circuito - 3 etapas na Praia do Forte, durante o campeonato Tivoli Triple Crown, realizado de 28 a 30 de abril, na Praia da Catinguiba, no litoral de Mata de São João.
Para o pequeno campeão, o surf é um momento de diversão. “Eu fico feliz de brincar com meus amigos, de estar com eles surfando”, conta. E o talento para o esporte também surgiu despretensiosamente, migrou das telas para o mar.
Leia mais: ‘Cabeça cara’ do Palmeiras fica perto de meta ‘de milhões’ com o Real
Confira: Dupla tenta a sorte contra polícia e vão de base no sul
Veja também: Flávio Bolsonaro é condenado a pagar R$ 5 mil a Lula por vídeo fake
“Quando eu tinha três anos, eu comecei a jogar um jogo chamado true surf, que eu achei muito legal, dava para pegar tubo, dava para dar aéreo e tinha meio que uns picos; tinha Pipeline, tinham um monte de picos. Aí, eu me empolguei nesse jogo e meu pai falou: você quer treinar, surfar? Ai, eu falei: quero! Eu comecei a treinar, comecei a gostar e é isso”, descreve.
No Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search de 2023, as competições são divididas por idade, em Sub-18, Sub-16, Sub-14 e Sub-12, nas categorias masculina e feminina. Os confrontos serão transmitidos ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube e pelo site da Rip Curl.
A competição é uma importante vitrine do surf no país. O tricampeão mundial, Gabriel Medina, é um dos surfistas revelados pelo Circuito Rip Curl Grom Search.