O Brasil deu show no domingo (29) de Jogos Pan-Americanos e conquistou uma série de medalhas e pódios. Destaque para o ouro de Laura Pigossi no tênis, que levou o título da modalidade no torneio após 36 anos de jejum.
Pigossi venceu a final do simples contra a argentina Lourdes Carle, em 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3. O último ouro de uma brasileira havia em sido em 1987, no Pan de Indianápolis, com a ex-tenista Gisele Miró.
Por outro lado, Ana Sátila sobra na canoagem slalom. A brasileira agora é tri-campeã nos Jogos Pan-Americanos na categoria C1, após levar em 2015 e 2019. Não satisfeita, Sátila ainda conquistou o ouro no caiaque cross, caminho também seguido no masculino por Guilherme Mapelli.
Dobradinha no judô masculino
Depois de levar o ouro no feminino, o Brasil ainda fez dobradinha no pódio do judô masculino. Daniel Cargnin e Gabriel Falcão iriam fazer a primeira final brasileira na história dos Jogos, mas Cargnin se machucou e por isso ficou com a prata, enquanto Falcão foi campeão na categoria até 73kg.
Já na categoria até 81kg, Guilherme Schimidt frustrou os donos da casa e bateu o chileno Jorge Pérez para faturar mais um ouro.
Brasil também brilha nos esportes coletivos
No basquete, a Seleção Brasileira feminina sobrou e levou o bi-campeonato com 100% de aproveitamento. Na final, derrotou a Colômbia por 50 a 40 e se sagrou vencedora na modalidade pela quinta vez na história.
Ainda no domingo, outra Seleção Brasileira levou ouro entre as mulheres, a de Handebol. Venceram a rival Argentina por 30 a 18 e conquistaram o hepta-campeonato seguido. Também foi uma campanha só com vitórias do início ao fim.