O craque da Seleção Brasileira e do Real Madrid, Vini Jr., recebeu o Prêmio Sócrates, nesta segunda-feira (30), na cerimônia da Bola de Ouro. O camisa 7 ganhou o troféu por conta do trabalho no "Instituto Vini Jr.", projeto criado em 2020, que investe na melhoria da educação para jovens e crianças carentes com base na união de tecnologia e esporte.
A categoria que recebe o nome de Sócrates, ídolo do Corinthians e da Seleção Brasileira, foi criada em 2022 por conta do engajamento nas causas sociais. O troféu destaca ações de solidariedade promovidas por jogadores/personalidades do futebol.
Veja também:
É um ET: Messi supera concorrentes e vence Bola de Ouro pela 8ª vez
Bola de Ouro: meia do Barcelona é eleita a melhor jogadora do mundo
Técnico do Lyon surge todo 'barriado' após ataque a buzu; veja foto
Além de Vinicius, a Fundação Alex Morgan, da jogadora Alex Morgan, dos Estados Unidos; a Academia Oshoala, da jogadora nigeriana Asisat Oshoala; a Fundação Antonio Rüdiger, do zagueiro do Real Madrid; e a Força-Tarefa “Child Food Poverty”, do atacante Marcus Rashford, do Manchester United concorreram à honraria.
“Eu estou preparado para isso. Para sempre poder falar quando for necessário. É muito triste eu ter que falar sobre racismo, gosto de falar sobre futebol, sobre os grandes jogadores que estão aqui. Quero pedir para vocês que não parem de lutar. Que as crianças que possam vir, não sofram com isso", disse o brasileiro em entrevista a TNT Sports Brasil.
Um dos apresentadores da cerimônia, Didier Drogba, ídolo de Costa do Marfim e do Chelsea, aproveitou a oportunidade para parabenizar Vinicius Jr. na luta contra o racismo.