Com o fim da temporada de 2024 e a aproximação das decisões de outras competições, o trajeto do Bahia em busca de uma vaga na próxima disputa da Libertadores pode ser facilitado por uma combinação de resultados favoráveis.
Leia mais:
Goleiro ex-Vitória é indiciado pela Polícia Civil após confusão
Vitória e Fluminense se 'batem' com antigas pendências
Dupla Ba-Vi tem carta na manga para duelos de 'seis pontos' contra cariocas
Atualmente, o Tricolor figura na 7ª posição da Série A do Brasileirão, com 46 pontos somados, apenas três a menos que o Internacional, 6° colocado e último clube da zona de classificação para a Libertadores.
Embora esteja fora da área de acesso à competição internacional, o Bahia depende apenas de si para conseguir a vaga e ainda pode contar com uma série de fatores para alcançar a meta do ano.
Possível G-7 ou G-8
Com o Botafogo a um passo de garantir uma vaga na final da Libertadores, após golear o Peñarol por 5 a 0, o Alvinegro pode facilitar a vida do Bahia, abrindo a possibilidade de um G-7. Para isso, o Glorioso precisará ser campeão do torneio internacional.
Outra possibilidade de G-7 depende do Flamengo, que se classificou para a final da Copa do Brasil. O campeão do torneio nacional ganha passagem direta para a competição continental e, se o Rubro-Negro carioca vencer, também poderá mais uma vaga para a 'Liberta' na tabela do Brasileirão.
Além disso, se ambos (Botafogo e Flamengo) conquistarem os títulos das respectivas competições, existe a possibilidade do G-6 se tornar G-8, aumentando o número de brasileiros classificados para o campeonato.
Diante disso, o Bahia depende apenas de si para seguir brigando nas 'cabeças' de cima da tabela da Série A e alcançar uma posição de classificação na próxima Libertadores, o que não acontece há 35 anos.