Com o favoritismo embaixo do braço após a conquista da Copa do Mundo realizada na Rússia em 2018, a França estreou ‘daquele jeito’ no Mundial disputado no Qatar quatro anos depois. Na tarde desta terça-feira, 22, os Azuis aplicaram 4 a 1 sobre os Socceroos. Os gols foram marcados por Giroud (duas vezes), Mbappé e Rabiot, no estádio Al Janoub.
Por causa do resultado faturado na primeira rodada do Grupo D, a França assumiu a ponta da tabela, com três pontos somados. Do contrário, a Austrália figurou na lanterna da chave, sendo a única equipe até então que não faturou nenhum ponto.
Na próxima rodada, a atual campeã duela com a Dinamarca, neste sábado, 26, às 13h (horário de Brasília), enquanto a seleção da Oceania enfrenta a Tunísia, no mesmo dia, porém às 7h (horário de Brasília), no estádio Al Janoub.
Goleada avassaladora
O jogo apresentou praticamente dois tempos distintos. Na etapa inicial, a Austrália brincou de assustar a talentosa geração francesa. Aos 8 minutos, o atacante Goodewin finalizou de primeira o cruzamento feito pelo atacante Leckie, que driblou o lateral-esquerdo Lucas Hernández de forma espetacular. Depois disso, deu somente a França.
Na altura dos 26’, o meio-campista Rabiot recebeu sob medida um cruzamento de Theo Hernández e cabeceou sem possibilidade de defesa do goleiro Mat Ryan. Após tentar com uma finalização, os Azuis emplacaram a virada, com Giroud, que marcou sozinho dentro da pequena área cinco minutos depois.
Leia Mais
Inglaterra 'passa o carro' no Irã na estreia da Copa do Mundo
Campeã mundial 'perde' lateral-esquerdo em jogo de estreia
Melhor jogador do mundo perde pênalti e Polônia e México empatam
Na volta do intervalo, o cenário foi ainda mais de domínio francês. O plantel que venceu 31 jogos em 49 disputados no ciclo pós-Copa de 2018, viu seu principal jogador, o camisa 10 Mbappé arrematar cruzado de longe, aos 22 minutos, para aumentar a vantagem.
O placar ainda foi fechado com o centroavante Giroud, que fez de cabeça, três minutos depois, o quarto da goleada e o seu 51° gol pela seleção, sendo o terceiro em Copas.
Maior artilheiro
Com os dois gols anotados nesta terça, Olivier Giroud se tornou, aos 35 anos, o maior artilheiro da história da França ao lado de nada mais, nada menos do que Thierry Henry. Ele ainda ajudou a seleção a marcar pela primeira vez em Copas três gols de cabeça em um único jogo - dois foram marcados pelo camisa 9.
🔎 Olivier Giroud (36 anos) é o maior artilheiro da história da França ao lado de Thierry Henry! 🇫🇷👏
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) November 22, 2022
⚔️ 115 jogos (77 titular)
⚽️ 51 gols
🅰️ 12 assistências
⏰ 103 mins p/ participar de gol
🏆 1 título de Copa do Mundo
💯 Nota Sofascore 7.08 pic.twitter.com/nFcdqg8T4J