Revoltado com a arbitragem, o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, fez declarações fortes na entrevista coletiva após derrota para o Bahia, na noite de sábado (27). A partida terminou 1 a 0 para o Esquadrão, na Arena Fonte Nova. O comandante do Imortal ameaçou deixar o Campeonato Brasileiro de lado.
"Se o presidente me der uma ordem, vai a molecada jogar. Vamos fazer os pontos necessários e vai a molecada jogar o Brasileiro. Porque vimos o que houve contra o Vasco e agora estamos na quarta rodada. Vocês viram o que houve", bradou o treinador.
O diretor de arbitragem da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Jaílson Macedo de Freitas, foi um dos principais alvos de Renato. Segundo o técnico do Grêmio, foi Jaílson quem indicou o xingamento do atacante Diego Costa, que já tinha sido substituído e foi expulso. O cartão vermelho deixou Renato Gaúcho revoltado, a ponto dele chamar os reversas e abandonar o jogo antes do apito final.
"O Jaílson Macedo de Freitas, diretor de arbitragem da Federação Baiana, estava onde não poderia ao lado do árbitro. O quarto árbitro não viu nada, foi ele quem falou do Diego, e o Diego não falou nada, estava do meu lado. Tirei meu time de campo porque eu poderia ser expulso e meus jogadores poderiam ser expulsos. Eu não me arrependo de nada, faria tudo de novo", explicou o treinador gremista.
Súmula da partida
O árbitro principal do confronto, Bráulio Machado, relatou na súmula que a expulsão do centroavante Diego Costa se deu por ter sido "informado pelo 4º árbitro da partida que o jogador havia proferido aos gritos as seguintes palavras de forma ofensiva e grosseira para o mesmo: 'o que é que tu tá me olhando, vai se f*'", pontuou o juiz.
Em seguida, explicou o motivo de ter expulsado, após o fim do jogo, o jovem atacante Nathan Fernandes, também do Grêmio. "Nathan Ribeiro Fernandes, por se dirigir a equipe de arbitragem e fazer gestos de roubo com as mãos por repetidas vezes".
As situações que geraram expulsões foram revisadas pelo VAR e confirmadas. Além de desfalcarem o time gaúcho na próxima rodada do Brasileirão, os atletas expulsos poderão receber punição maior devido à denúncia ao STJD, como de costume em casos de cartão vermelho,